SESSÃO MAGNA DA ARLS MANOEL DEMÉRITO EM QUE FOI HOMENAGEADO O IRMÃO JOSÉ EDSON HAESBAERT, GRÃO-MESTRE ADJUNTO DO GOB-PR

Na última sexta-feira (20/09) a ARLS Manoel Demétrio nº 2507, realizou a sua 14ª Sessão Magna em homenagem ao cabo de guarda de Duque de Caxias e herói da Guerra do Paraguai, o Palmeirense Manoel Demétrio de Oliveira.

Na ocasião, com o Clube Palmeirense lotado, comemorou-se os 32 anos da Loja e também foram outorgadas a cidadãos e entidades a Medalha ao Mérito Manoel Demétrio. Ainda durante o evento ocorreu uma breve apresentação teatral e musical da Cia Impacto em Cena, contando a história desse ilustre cidadão.

A sessão foi conduzida pelo Venerável Mestre da Loja, Ir. Igor Moreira, que em seu discurso ressaltou a importância de exercer a gratidão e o reconhecimento a essas pessoas e entidades que fazem além do necessário e se destacam por suas obras e ações.

Estiveram presentes no Evento, o Coronel Maurício da Silva Rangel, comandante do 5º BSup (Curitiba/Palmeira); Coronel Bezzera, comandante do 1º BPM; Poderoso Irmão Carlos Eduardo Rocha Mezzadri, Deputado da SAFEL; Poderoso Irmão Antônio Carlos Nervino, Orador da PAEL;  contamos ainda com a presença dos Grandes Secretários, Poderosos Irmãos: Orlando Antônio Cestaro, Helmiro Bobek e Osman Cesar Bozzo Silva; presentes também, o coordenador da 6ª Região, Anacleto Ferri, os conselheiros Roberto Domingues e José Alamino; além da Grande Ilustre Preceptora da Assembleia Estadual Arco-Íris, sobrinha Ana Ligia Kincheski Coelho, acompanhados de diversos representantes de entidades civis. Também abrilhantaram a sessão as entidades paramaçonicas: Os escudeiros do Castelo Sir Gawain (Palmeira), os Demolays do Capitulo Alfredo Bertoldo Klas (Palmeira) e as meninas Arco Iris da Assembleia Gardiãs da Luz (Ponta Grossa), além do corpo de guarda da 2a Cia do 5o BSup, que conduziu o Pavilhão Nacional.

Os homenageados

Receberam a Medalha ao Mérito Manoel Demétrio: Anderson Novello, escritor palmeirense que tem seus livros de histórias infantis utilizados por escolas em todo o Brasil; Noeli Fontanta Schamne, professora com mais de 30 anos de magistério e que se destaca pela sua dedicação e amor ao ensino; José Evane Dutra, Coronel da reserva do exército, primeiro comandante do quartel em Palmeira, criador do Jornal Gazeta de Palmeira que circula há 42 anos e fundador do museu municipal; Grupo Escoteiro “Tropeiros” que desenvolve atividades com crianças, jovens e adolescentes, preparando e integrando na sociedade; e o Poderoso Ir. José Edson Haesbaert, Grão-Mestre Adjunto do GOB-PR, que não pode se fazer presente devido a problemas familiares de saúde, mas foi representado pelo Poderoso Ir. Osman Bozzo, Grande Secretário da Guarda dos Selos do GOB-PR, o qual recebeu a homenagem em seu nome e usou a palavra para agradecer representando o GOB-PR.

Manoel Demétrio

Manoel Demétrio de Oliveira se alistou como voluntário da pátria ao então Coronel Ozório, e na sangrenta batalha no rio Itororó, quando um paraguaio vinha com sua espada em um forte golpe em direção a cabeça de Caxias; Demétrio com sua própria mão, aparou o golpe e salvou a vida do comandante, a vida mais importante naquele momento da guerra, sem a qual talvez os rumos da batalha tivessem sido outros. Demétrio foi promovido, mas nunca quis as honras e glorias, dizia que para ele bastava o orgulho de ter sido um soldado de Caxias.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *