O Grão-Mestre do GOB-PR, Irmão Luís Mário Luchetta, prestigiou, no último dia 26/06, a posse do Delegado Litúrgico da Delegacia Litúrgica Sul Paraná do 20.1 do Supremo Conselho do Grau 33 para o Rito Escocês, Antigo e Aceito – Mãe dos Graus Filosóficos Escoceses no Brasil.
Devido a pandemia e a situação de bandeira laranja em Curitiba, a sessão presencial foi restrita, mas transmitida pelo YouTube para toda a Família Maçônica. A cerimônia ocorreu no Templo da ARLS Dario Vellozo Nº 1213, do Oriente de Curitiba.
O Soberano Grande Comendador Irmão Antonio Carlos Barbosa Ramos designou o Soberano Grande Chanceler Irmão Nilson Cesar L. Carneiro para presidir e conduzir a sessão de posse do Irmão Jefferson Luiz Rigão.
Presencialmente estiverem na sessão os Irmãos Presidentes e Diretoria de vários Corpos Filosóficos, tanto de Curitiba como do interior:
Ir.’. Nelso Romeu Schwingel Comandante em Chefe do Consistório de Ponta Grossa;
Ir.’. Nelson Rogério Grutzmacher Comandante em Chefe do Consistório de Cascavel;
Ir.’. Vilson Cândido da Silva do Conselho Filosófico de Kadosch de Curitiba;
Ir.’. José Luiz Pereira Mascarenhas Aterzata e o Ir.’. Renato Dedini, 1º Vig.’. do Capítulo Farol da Esperança de Curitiba;
Ir.’. Juílson Previdi Ven.’. Mest.’. da Loja Simbólica e Presidente do Capítulo Dario Vellozo de Curitiba;
Ir.’. Marcos Ribeiro dos Santos representando o Ir.’. Flávio Marcondes Júnior T.’.V.’.P.’. da Loja de Perfeição Pousada dos Peregrinos de Curitiba;
Ir.’. José Mauricio Petri T.’.V.’.P.’. da Loja de Perfeição Dario Vellozo de Curitiba;
Ir.’ Héliton Kowalski, Sec.’. da Del.’. Lit.’. Sul PR – 20.1;
Ir.’ Norberto Velasques Tes.’. ad hoc da Del.’. Lit.’. Sul PR – 20.1;
Ressalta-se também a participação do Grande Secretário de Orientação Ritualística do GOB-PR, Irmão Aristides do Prado Neto.
Após a sagração do novo Delegado Litúrgico, foram feitas justas homenagens a alguns Irmãos e Lojas Simbólicas centenárias da abrangência da Delegacia Litúrgica
Foram homenageados os Irmãos:
– Gr.’. Insp.’. Ger.’. Em.’. Gr.’. Mest.’. do GOB-PR Ir.’. Luís Mário Luchetta, com a medalha de Grande Reconhecimento Maçônico Escocês;
– Gr.’. Insp.’. Ger.’. Ir.’. Francisco Monteiro, com a medalha de Reconhecimento Maçônico Escocês;
– Gr.’. Insp.’. Ger.’. Ir.’. Juilson Previdi, com a medalha de Reconhecimento Maçônico Escocês;
– Gr.’. Insp.’. Ger.’. Ir.’. Déogenes Sereniski, com as medalhas Reconhecimento Maçônico Escocês e Grande Reconhecimento Maçônico Escocês;
– Gr.’. Insp.’. Ger.’. e Del.’. Lit.’. Ir.’. Jefferson Luiz Rigão, com as medalhas Reconhecimento Maçônico Escocês e Grande Reconhecimento Maçônico Escocês.
Foram homenageadas as Lojas:
– A.’. R.’. L.’. S.’. Perseverança, 159 do Or.’. de Paranaguá, com a medalha de Ouro pelos seus 157 anos de fundação e fidelidade ao Supremo Conselho. A loja estava representada pelo seu Ven.’. Mest.’. Ir.’. Jean Cristiano Corrêa;
– A.’. R.’. L.’. S.’. Amor e Caridade, 582 do Or.’. de Ponta Grossa, com a medalha de Ouro pelos seus 123 anos de fundação e fidelidade ao Supremo Conselho. A loja estava representada pelo Ir.’. Nelso Romeu Schwingel;
– A.’. R.’. L.’. S.’. Dario Vellozo, 1213 do Or.’. de Curitiba, com a medalha de Ouro pelos seus 124 anos de fundação e fidelidade ao Supremo Conselho. A loja estava representada pelo seu Ven.’. Mest.’. Ir.’. Juilson Previdi.
Ao Final o Delegado Litúrgico Irmão Jefferson Luiz Rigão homenageou o Soberano Grande Chanceler Ir.’. Nilson Cesar L. Carneiro com uma placa comemorativa ao ato.
A Delegacia Litúrgica tem sede própria na Rua Marechal Deodoro, 502 – 7º andar – Curitiba/PR e está à disposição dos Irmãos que já são do REAA ou que ainda pretendem seguir a jornada maçônica dentro do Rito Escocês.

