INFORMATIVO N° 07 - GESTÃO 2019-2023

Semana da Pátria: ARLS Vigilantes do Oeste e ARLS Bandeirantes do Iguaçu realizam Sessão Magna Conjunta - No dia 02 de setembro, a ARLS Vigilantes do Oeste nº 2713 e ARLS Bandeirantes do Iguaçu nº 3713 realizaram uma Sessão Magna Conjunta, em alusão à Independência do Brasil.

A Diretoria para a realização dos trabalhos especiais ficou constituída da seguinte forma: Venerável Mestre, Irmão João Cândido Bracarense Costa; 1º Vigilante, Irmão Jovane dos Santos Borges; 2º Vigilante, Irmão Romualdo Carignano; Tesoureiro, Irmão Devarlei Kuhn e Secretário Irmão Márcio Alexandre Mendes.

Os Irmãos Deputados Estaduais, Wille Edgard Pohl e Jorge de Jesus Chrun prestigiaram a solenidade, que também foi abrilhantada por Mestres Instalados, um Irmão visitante e demais quadro de obreiros das duas Oficinas Maçônicas.

A Sessão foi desenvolvida no Rito Schröder, praticado pela ARLS Bandeirantes do Iguaçu. No Tempo de Estudos, o Companheiro Maçom, do quadro da ARLS Bandeirantes do Iguaçu, Irmão Luís Enrique Pitarelo, apresentou trabalho intitulado: “INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Um olhar histórico à luz e compromisso do presente”, relatando aspectos importantes relacionados a esta data e enaltecendo o maçom brasileiro da atualidade.

Após o encerramento da Sessão, um ágape fraternal foi servido no salão da ARLS Vigilantes do Oeste.

 

AMORC é tema de reunião da ARLS de Estudos e Pesquisas Universidade da Luz nº 4326 – A ARLS de Estudos e Pesquisas Universidade da Luz nº 4326, do Oriente de Cascavel, realizou no dia 28 de agosto, sessão no Grau de Aprendiz-Maçom, cujo foco central foi palestra sobre a AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosacruz).

Os trabalhos ocorreram no Templo da ARLS Luz e Fraternidade nº 1828 – Grande Benfeitora da Ordem. O tema da sessão foi esmiuçado em brilhante apresentação do Irmão Carlos Pukaleski, obreiro da ARLS Bandeirantes do Iguaçu nº 3713, que é monitor regional da AMORC.

A Diretoria da Loja de Estudos e Pesquisas esteve constituída da seguinte forma: Venerável Mestre: Milton Borges de Gouveia; 1º Vigilante: Frederico Haruo Adatihara; 2º Vigilante: Nerivaldo Fontanella; Orador: Alencar Pommer; Secretário: Vinícius Pereira; Chanceler: Celomar Rosa e Tesoureiro: Evilnei Moro.

A sessão foi prestigiada pelo Deputado Estadual, Irmão Wille Edgard Pohl; pelo coordenador da 12ª Região Maçônica, Irmão Onivaldo Mioto; pelo Venerável Mestre da ARLS Luz e Fraternidade nº 1828 – Grande Benfeitora da Ordem, Irmão Leonardo Vinícius Rodrigues; pelo Venerável Mestre da ARLS Justiça Adonhiramita nº 117 do GOP (Grande Oriente do Paraná), Irmão Rodrigo Pagliarini Santos; pelo delegado da Grande Loja do Paraná (GLP), Irmão Mateus Pedro Turra, e demais obreiros de Oficinas das três potências regulares.

A Loja de Estudos e Pesquisas, fundada em 2014, trabalha no Rito Escocês Antigo e Aceito e se reúne mensalmente, possibilitando aos Irmãos a oportunidade de se aprofundarem em conhecimento, seja sobre a Ordem Maçônica, sua ritualística e história, ou assuntos externos que tenham elevado interesse para os obreiros.

O que é AMORC?

A Antiga e Mística Ordem Rosacruz, conhecida pela sigla AMORC, é uma organização internacional, de natureza filosófica, iniciática e tradicional, que perpetua o Conhecimento dos iniciados do antigo Egito e, de um modo geral, a gnose secreta que os grandes pensadores têm transmitido desde a mais remota antiguidade.

A Maçonaria e a AMORC historicamente possuem proximidade fraterna em Cascavel e região. Nas décadas de 70 e 80, inclusive, a ARLS Luz e Fraternidade cedia local físico para que o Capítulo Rosacruz de Cascavel se reunisse e desenvolvesse seus trabalhos, tendo muitos Irmãos Maçons integrando o quadro daquela instituição, conforme lembrou o Mestre Instalado, Irmão Jaime Lemes.


Homenagem concedida ao Irmão Celso Bevilacqua na Câmara de Cascavel – O Irmão Celso Bevilacqua, obreiro da ARLS Luz e Esperança nº3486, do Oriente de Cascavel, recebeu homenagem no dia 06 de setembro, na Câmara de Vereadores de Cascavel. Os votos de louvor e congratulações foram entregues em ato realizado no plenário da Casa de Leis.

A homenagem foi proposta pela vereadora, cunhada Nadir Lovera, com o objetivo de valorizar Bevilacqua por conceber o "Caminho Terra do Sol", referência no turismo rural de Cascavel e região.  O evento ocorre anualmente, unindo os Municípios de Cascavel a Boa Vista da Aparecida. São 110 quilômetros percorridos em quatro dias, ocasião em que os peregrinos tem um belo contato com a natureza e uma imersão espiritual de autoconhecimento.

O Caminho Terra do Sol consta no calendário oficial de eventos do Município de Cascavel e também no calendário estadual. Diante da grandiosidade do evento, a Câmara decidiu conceder os votos de louvor e congratulações, em reconhecimento a dedicação de Celso em prol do desenvolvimento regional e, especificamente, da fomentação do turismo rural.

A solenidade de homenagem contou com a presença de Irmãos que prestigiaram o momento e demonstraram grande carinho e apreço pelo Irmão Celso Bevilacqua.

Quem é Celso Bevilacqua?

Celso Bevilacqua nasceu em 05 de março de 1949, em Tangará (SC). Casado com Geni Panceri Bevilacqua é pai de Rodrigo, Francialy e Fábio, e avô de Lorenzo, Rodrigo e Mateus. Atua como empresário do ramo de distribuição de produtos farmacêuticos pela empresa Dimebras tendo duas filiais no Mato Grosso, e Alfamed – Dist de Med Ltda em Campo Grande (MS) no mesmo ramo. Emprega direta e indiretamente, através do seu grupo de empresas, mais de 300 pessoas.

Entre outras atividades sociais exerceu a presidência da Amic (Associação de Micros e Pequenas Empresas do Oeste do Paraná), pelo período de dois anos, estando envolvido nas atividades desta associação por 8 anos, onde hoje está numa comissão de destaque dentro da entidade. Exerce atualmente a atividade de conselheiro da Cooperativa de Crédito Sicoob em uma singular de 22 PAs (pontos de atendimento) em Cascavel e região Oeste.

Celso Bevilacqua foi iniciado em 22 de novembro de 2003 na ARLS Luz e Esperança nº 3486. O Irmão já atuou como deputado na Soberana Assembleia Federal Legislativa entre 2010 e 2011, quando se licenciou para dirigir os trabalhos de sua Oficina como Venerável Mestre (mandato 2011/2012).  Ao deixar a presidência da Loja, Celso Bevilacqua assumiu mandato complementar como deputado estadual na Poderosa Assembleia Estadual Legislativa e foi reeleito para o mandato de 2019 a 2023.


Fundação de nova Loja do Rito Moderno – Cascavel – Foi fundada, no dia 11 de setembro, no Oriente de Cascavel, a ARLS União Fraternal. A Oficina trabalhará no Rito Moderno, quinzenalmente, às quartas-feiras, no templo da ARLS Vigilantes do Oeste nº 2713.

A nova Loja foi fundada com a intenção de ampliar a cultura maçônica e difundir ainda mais as luzes da Maçonaria. A escolha do Rito foi feita tendo em vista que ainda não havia Loja trabalhando com esse sistema no Oriente.

Ao todo, 31 Mestres Maçons participaram da fundação, se comprometendo com assiduidade nos trabalhos da Loja e atuação em prol do crescimento da Oficina e da Maçonaria como um todo, proporcionando progresso para a sociedade.

Na reunião de fundação, a Diretoria Provisória da ARLS União Fraternal foi escolhida, ficando composta da seguinte forma: Venerável Mestre, Romualdo Carignano; 1º Vigilante Jaime Lemes; 2º Vigilante, Charles Pereira Lustosa Santos; Orador, Rodrigo Taborda; Secretário, Luiz Sérgio Martins Wosiack; Tesoureiro, Felix Esteves Rodrigues Junior; Chanceler, Vanderlei Inácio Marques.

São fundadores da Loja os seguintes Mestres Maçons: Alencar Pommer; Aloísio Mazurek; Amarildo Larges Ribeiro; Carlos Junior Scherer; Celomar da Rosa;  Charles Pereira Lustosa Santos; Darci Luiz Pessali; Devarlei Kuhn; Diego Astori; Edson Dalbi Capelina; Elias Thomazelli; Emerson Malta Vilanova; Erivelto Gancedo; Felix Esteves Rodrigues Junior; Herivelto Murilo Gancedo; Jaime Lemes; Jovane dos Santos Borges; Leocir Scalvi; Luiz Sérgio Martins Wosiack; Marcio Alexandre Mendes; Márcio Leandro Garcia Fonseca; Maycon Moacir Souza Corazza; Nerivaldo Fontanella; Onivaldo Mioto; Paulo Roberto Luchetti Vieira; Pedro Bernardes; Rodrigo Taborda; Rui Tamarandurgo Dias da Rosa; Romualdo Carignano; Vanderlei Inácio Marques e Wille Edgard Pohl.

Com a fundação, os trâmites necessários, de acordo com o Regulamento Geral da Federação, serão seguidos pelos Obreiros, afim de que seja conseguida carta constitutiva da nova Loja.


 


Sessão Magna da ARLS Manoel Demérito em que foi homenageado o Irmão José Edson Haesbaert, Grão-Mestre Adjunto do GOB-PR – Na última sexta-feira (20/09) a ARLS Manoel Demétrio nº 2507, realizou a sua 14ª Sessão Magna em homenagem ao cabo de guarda de Duque de Caxias e herói da Guerra do Paraguai, o Palmeirense Manoel Demétrio de Oliveira.

Na ocasião, com o Clube Palmeirense lotado, comemorou-se os 32 anos da Loja e também foram outorgadas a cidadãos e entidades a Medalha ao Mérito Manoel Demétrio. Ainda durante o evento ocorreu uma breve apresentação teatral e musical da Cia Impacto em Cena, contando a história desse ilustre cidadão.

A sessão foi conduzida pelo Venerável Mestre da Loja, Ir. Igor Moreira, que em seu discurso ressaltou a importância de exercer a gratidão e o reconhecimento a essas pessoas e entidades que fazem além do necessário e se destacam por suas obras e ações.

Estiveram presentes no Evento, o Coronel Maurício da Silva Rangel, comandante do 5º BSup (Curitiba/Palmeira); Coronel Bezzera, comandante do 1º BPM; Poderoso Irmão Carlos Eduardo Rocha Mezzadri, Deputado da SAFEL; Poderoso Irmão Antônio Carlos Nervino, Orador da PAEL;  contamos ainda com a presença dos Grandes Secretários, Poderosos Irmãos: Orlando Antônio Cestaro, Helmiro Bobek e Osman Cesar Bozzo Silva; presentes também, o coordenador da 6ª Região, Anacleto Ferri, os conselheiros Roberto Domingues e José Alamino; além da Grande Ilustre Preceptora da Assembleia Estadual Arco-Íris, sobrinha Ana Ligia Kincheski Coelho, acompanhados de diversos representantes de entidades civis. Também abrilhantaram a sessão as entidades paramaçonicas: Os escudeiros do Castelo Sir Gawain (Palmeira), os Demolays do Capitulo Alfredo Bertoldo Klas (Palmeira) e as meninas Arco Iris da Assembleia Gardiãs da Luz (Ponta Grossa), além do corpo de guarda da 2a Cia do 5o BSup, que conduziu o Pavilhão Nacional.

Os homenageados

Receberam a Medalha ao Mérito Manoel Demétrio: Anderson Novello, escritor palmeirense que tem seus livros de histórias infantis utilizados por escolas em todo o Brasil; Noeli Fontanta Schamne, professora com mais de 30 anos de magistério e que se destaca pela sua dedicação e amor ao ensino; José Evane Dutra, Coronel da reserva do exército, primeiro comandante do quartel em Palmeira, criador do Jornal Gazeta de Palmeira que circula há 42 anos e fundador do museu municipal; Grupo Escoteiro “Tropeiros” que desenvolve atividades com crianças, jovens e adolescentes, preparando e integrando na sociedade; e o Poderoso Ir. José Edson Haesbaert, Grão-Mestre Adjunto do GOB-PR, que não pode se fazer presente devido a problemas familiares de saúde, mas foi representado pelo Poderoso Ir. Osman Bozzo, Grande Secretário da Guarda dos Selos do GOB-PR, o qual recebeu a homenagem em seu nome e usou a palavra para agradecer representando o GOB-PR.

Manoel Demétrio

Manoel Demétrio de Oliveira se alistou como voluntário da pátria ao então Coronel Ozório, e na sangrenta batalha no rio Itororó, quando um paraguaio vinha com sua espada em um forte golpe em direção a cabeça de Caxias; Demétrio com sua própria mão, aparou o golpe e salvou a vida do comandante, a vida mais importante naquele momento da guerra, sem a qual talvez os rumos da batalha tivessem sido outros. Demétrio foi promovido, mas nunca quis as honras e glorias, dizia que para ele bastava o orgulho de ter sido um soldado de Caxias.




Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do GOB-PR se reúne para Planejamento Estratégico – A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do GOB-PR se reúne durante dois dias para elaborar seu Planejamento Estratégico. Sob a coordenação da cunhada Regina Conceição Hiromi Luchetta e orientação do Prof. Benetti, dezoito cunhadas participam do evento que irá delinear a identidade organizacional e os objetivos estratégicos da Frafem. Assim, a instituição terá metas a serem cumpridas ao longo da gestão 2019-2023.




Posse dos Veneráveis Irmãos Conselheiros do Ilustre Conselho Estadual da Ordem – No dia 14 de setembro de 2019, às 09 horas, foi realizada na nossa Sede Administrativa, a Primeira Reunião Ordinária do Ilustre CEO. Os trabalhos foram presididos pelo Poderoso Ir. José Edson Haesbaert, Grão-Mestre Adjunto.

Na oportunidade foram empossados os novos Conselheiros eleitos para a gestão 2019-2023 e realizada a eleição para a Administração e dos integrantes das comissões permanentes, cuja composição ficou da seguinte forma: Vice-Presidente: Anísio dos Santos; Secretário, Fernando Gerlach; Secretário Adjunto, Elemar Francisco Flach.

Membros das comissões permanentes: Constituição e Justiça, Carlos Roberto Menosso (Presidente), Osvagno A. B. da Silva Sá e Eder Fabrilo Rosa; Orçamento e Finanças, Fábio André G. Ferreira de Quadros (Presidente), João Bonfim da Silva e Domingos Vida Costa Filho; Educação e Cultura, Aparecido Ravazzi (Presidente), José Fernando Alamino e Hermínio Chico.

Durante os trabalhos, foi apreciado e emitido parecer do plano plurianual de investimento do período 2020-2023; de diretrizes orçamentárias e da proposta orçamentária para o exercício de 2020 do GOB-PR. A próxima reunião ficou agendada para o dia 07 de dezembro de 2019.

Após a reunião foi servido um almoço de confraternização, no Restaurante do GOB-PR.
 

 

Ir. Octavio Nassur é jurado do quadro Dança dos Famosos no programa Faustão - O Irmão Octavio Nassur, da ARLS Cavaleiros da Arte e da Ciência nº 4459, é produtor, coreógrafo, professor de MBA em Dança e diretor do 3º maior festival de danças urbanas do mundo, realizado em Curitiba - o FIH2. Há seis anos é convidado como jurado no programa do Faustão (Rede Globo) no quadro Dança dos Famosos, fazendo parte do júri técnico.

Desenvolve várias ações sociais como o Criança que Dança, projeto social que atende crianças pelo mundo em total situação de risco e miséria. Neste ano o projeto esteve no Quênia em uma escola em que as crianças recebem uma refeição por dia. A partir disso o grupo resolveu realizar uma "vaquinha virtual" para angariar fundos para a construção de uma cozinha.

O objetivo é construir uma cozinha em uma escola queniana para garantir que a alimentação de 250 alunos seja preparada em condições dignas. A Escola Primária Sustentável, projeto da ONG brasileira Endeleza, alimenta centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social todos os dias em uma cozinha improvisada, expondo os alunos à inúmeras doenças.

Conheça o projeto -  http://criancaquedanca.com.br/

Participe da arrecadação - http://bit.ly/2kQJTJJ.
 
 
 

Últimas Atualizações

Pesquisar

Visualizações

Ver quantos acessos teve os artigos
826736

Localização

Rua José Drulla Sobrinho, 361 - Uberaba II - Cep 81.550-250 - Curitiba - Paraná - Telefone:(41) 3365-1900 - E-mail: gob-pr@gob-pr.org.br - GOB-PR - Todos os Direitos Reservados © 2019

Pesquisar