INFORMATIVO N° 06 - GESTÃO 2019-2023

Semana da Pátria
ARLS Acácia do Sudoeste, do Oriente de Pato Branco, comemora 35 anos com solenidade festiva - O aniversário de 35 anos da ARLS Acácia do Sudoeste nº 2278, do Oriente de Pato Branco, foi celebrado no dia 31 de agosto, em uma belíssima Sessão Magna de Caráter Festivo, seguida de um jantar. O evento, bastante prestigiado, rendeu homenagens à todos os Irmãos que contribuíram e contribuem para o progresso e desenvolvimento da Oficina e, em especial, aos Obreiros Darci Pagnocelli, Dalton Antonio Pastro e João Carlos Busetti.

Sob a presidência do V∴M∴, Irmão Antônio Marcos, a sessão contou com a presença do Sapientíssimo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil (GOB) poder central, Irmão Ademir Cândido da Silva; do Grão-Mestre do GOB-PR, Eminente Irmão Luís Mário Luchetta; do Poderoso Grão-Mestre Adjunto do GOB-PR, Irmão José Edson Haesbaert, e do Coordenador da 15ª Região Maçônica, Irmão Luiz Henrique Pasetti.

A Soberana Assembleia Federal Legislativa (SAFL) se fez representada pelo Irmão Laércio Soares e a Poderosa Assembleia Estadual Legislativa (PAEL) pelo Irmão Valmor Weissheimer. Também compuseram a mesa de honra da solenidade: o Deputado Federal, Irmão Nerii Cenzi; os Deputados Estaduais Germano Demenck Neto e Valmir Antonio Santiago.

Estiveram presentes as seguintes autoridades civis: presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, senhor Vilmar Macari, Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, senhor Roderjan Alves Rodrigues. Destaque também para a presença da Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Paraná, Regina Conceição Hiromi Luchetta e da vice-presidente Lia Castilho Haesbaert.

Cerca de 200 pessoas, entre maçons de vários Orientes, cunhadas, sobrinhas, sobrinhos e convidados participaram do cerimonial, cuja organização contou com a ajuda dos DeMolays e das Arco-Íris daquela cidade. A Sessão ficou marcada pela grande congregação de toda a Família Maçônica, num ambiente fraterno e de elevada festividade, diante da importante data alcançada pela Loja Simbólica.

O V∴M∴ da Oficina, Irmão Antonio Marcos, destacou que “...a comemoração do aniversário de 35 anos coroa uma história construída sob a hedge da discrição, praticando a beneficência de maneira silenciosa e despretensiosa nos mais diversos clubes de serviço, buscando a contribuição na sociedade e a construção do templo interior de cada Maçom. O Venerável também destacou a importância da Fraternidade Feminina e declarou que a Loja Acácia do Sudoeste estará representada no planejamento estratégico da Frafem Estadual que ocorrerá nos dias 23 e 24.09.19 em Curitiba, e foi aplaudido por todos os presentes”. O V∴M∴ concluiu seu pronunciamento agradecendo aos Obreiros da Loja pela dedicação ao longo dos 35 anos e desejando Vida Longa à Loja Acácia do Sudoeste nº 2278.

O Grão-Mestre do GOB-PR, Eminente Irmão Luís Mario Luchetta, ressaltou em sua fala que “o Grande Oriente do Brasil - Paraná tem o propósito de motivar e ser a inspiração de virtudes e que as Lojas e Obreiros somados nesse propósito farão o GOB-PR cada vez maior, e parabenizou  o trabalho realizado pela Acácia do Sudoeste nos 35 anos de existência, trabalho que enobrece a Maçonaria”.

Também no uso da palavra, o Sapientíssimo Grão-Mestre Adjunto do GOB poder central, Irmão Ademir Cândido da Silva, reforçou que “as razões que emprestam a comemoração deste aniversário iniciam-se em seus membros fundadores citados, e que se fazem presentes nesta sessão, além de todos os homenageados, bem como os propósitos com que sempre foram conduzidas as obras edificadas pela Acácia, seja na construção de uma sociedade fraterna sem perder os propósito Maçônicos sendo decisivo para o progresso da Maçonaria nesta região do Paraná”.

Após os pronunciamentos e conclusão da sessão, fizeram-se os registros com os Irmãos e cunhadas. Houve um ato especial que foi a homenagem feita à Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Paraná, Regina Conceição Hiromi Luchetta e à vice-presidente Lia Castilho Haesbaert. A esposa do Venerável Mestre da Loja Acácia do Sudoeste, Maria Salete Molinete Marcos e a esposa do coordenador da 15ª Região Maçônica, Luiza Antônia Andrade Paseti, entregaram flores em agradecimento e demonstração de sincero carinho.

Após o doce momento protagonizado pelas cunhadas, um brinde foi feito, desejando Vida Longa à Loja Acácia do Sudoeste. Na sequência o jantar foi servido aos presentes que confraternizaram e levaram boas lembranças dos momentos compartilhados.

Sessão alusiva à Semana da Pátria reúne 380 Irmãos de Maringá e Região - Uma grande demonstração de patriotismo, unidade e fraternidade. Assim foi a Sessão Magna conjunta realizada na noite de segunda-feira (02/09), em Maringá, com a presença de 380 Irmãos das três potências regulares do Paraná.

O Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), Eminente Irmão Luís Mário Luchetta, prestigiou a solenidade, ao lado do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná (GLP), Irmão Valdemar Kretschmer e do Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná (GOP), Irmão Rubens Martins Júnior.

Os trabalhos ocorreram no salão de festas da ARLS Justiça nº 12, do GOP (Grande Oriente do Paraná). Ao todo foram nove Lojas do GOB-PR de Maringá e região, representadas na sessão, além das Oficinas da GLP e do GOP. A organização da Sessão foi do Coordenador da 10ª Região Maçônica, Irmão José Carlos Martins.

O Grão-Mestre do GOB-PR-, Eminente Irmão Luís Mário Luchetta, destacou a grandiosidade do evento e a importância do ato, neste período de grande reverência à nossa Pátria, agradecendo a dedicação e empenho de todos os envolvidos na brilhante Sessão.

Este foi o segundo ano de realização dos trabalhos conjuntos, sendo que, em 2018, aproximadamente 300 Irmãos participaram.

Em 2020, o evento especial será realizado também no dia 02 de setembro, se consolidando como tradição e referência para todo o Estado.

 

Semana da Pátria em Londrina reúne duas Lojas - No último dia 02 de setembro, a ARSL Gralha Azul nº 3271 e a ARLS Areópago Londrina nº 3051 se reuniram em Sessão Magna Conjunta para comemoração da Semana da Pátria. Estiveram presentes 43 irmãos do quadro das lojas e outros 11 irmãos visitantes de 6 lojas, dentre eles os Irmãos Rodrigo Fornos, Grande Secretário de Comunicação do GOB-PR e Aristides do Prado Neto, Grande Secretário de Orientação Ritualística do GOB-PR, os Veneráveis Irmãos Hugo Marcos Zampa e João Barreto Witwytzkyj, Deputados Estaduais junto à PAEL, o Poderoso Irmão Natal Ancioto, Deputado Federal junto à Soberana Assembleia Federal Legislativa (SAFL) além do Irmão Alexandre Sturion, Juiz Corregedor do Tribunal Eleitoral Maçônico do GOB-PR e do Irmão Gustavo Campos, Coordenador da 8ª Região Maçônica do GOB-PR.

Na ocasião, os Veneráveis Mestres André Ancioto (Loja Areópago Londrina) e Lucas Teixeira (Loja Gralha Azul) providenciaram trabalho sobre a Maçonaria na Independência do Brasil para apreciação dos irmãos. Também foi pauta da sessão a posse do Irmão Mauro Anici como Grande Secretário Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Moderno, que recebeu os paramentos pelas mãos do Irmão Aristides.

Sessão Magna Conjunta da Independência - No dia 02 de setembro os Veneráveis Mestres Flavio Marcondes Junior, Saulo Assumpção (Ad Hoc) e Augusto Cesar Alvino da Silva respectivamente das Lojas Cavaleiros da Artes Real n° 3245, Liberdade N° 2893 e Helvetia n° 4616 realizaram uma Sessão Magna Conjunta em comemoração à Semana da Independência.

Estiveram presentes na sessão, prestigiando e abrilhantando o evento, o Poderoso Ir. João Guilherme Collita, Grande Procurador do GOB-PR, os Veneráveis Irmãos Acir Pereira da Silva e José Pinheiro Fernandes, Deputados da PAEL e o Venerável Irmão Gilberto Sobczak, Conselheiro do Conselho Estadual da Ordem do GOB-PR.

A sessão foi conduzida no Rito Escocês Antigo e Aceito, constando da abertura ritualística, recepção e saudação ao Pavilhão Nacional, uma exposição sobre o Rito de York, conduzida pelo Ir. Saulo Assumpção, da Loja Liberdade, uma exposição sobre o Rito Moderno, conduzida pelo Ir. Augusto Cesar Alvino da Silva e, como principal atividade, uma palestra do Ir. Flavio Marcondes Junior com o título de “A Influência da Maçonaria na Independência do Brasil”.

A sessão transcorreu num clima de extrema harmonia entre os Irmãos das três lojas e, a final do evento todos confraternizaram com um fraternal ágape.




Sessão Magna Alusiva à Semana da Pátria na ARLS Caridade Palmense Nº 3903 - Em peça de Arquitetura apresentada pelo Ir. Charles A. Talau, a Loja Caridade Palmense também comemorou a Semana da Pátria.

“A participação da Maçonaria no movimento de independência do Brasil releva as figuras de Gonçalves Ledo e José Bonifácio. Dois maçons influentes junto ao príncipe regente Dom Pedro que suspende as atividades da Ordem para averiguações no tocante a quem apoiava as suas ideias. Ledo e Bonifácio defendiam posições divergentes, razão pela qual a maçonaria era palco de uma luta intestina, representada pelas correntes liberais que buscavam manter a união do Brasil com Portugal e outras que buscavam a separação total e até um regime republicano. Mesmo havendo diferenças internas, a Maçonaria levou o príncipe a tomar decisões e por fim proclamar a independência do Brasil”, resume o trabalho do Ir. Charles.

Presentes os IIr.'. do quadro, sob a presidência do Ir.'. Edino Luiz Franciosi, servindo como 1º Vig.'. o Ir.'. Paulo Roberto Stingelin, como 2º Vig.'. o Ir.'. Eloir Antonio Moraes Nogueira, como Orad.'. o Ir.'. Fernando Lustoza De Carli, como Secr.'. o Ir.'. Vandré Rosa, como Tes.'. Ir.'. Marcelo Possamai, como Chanc.'. o Ir.'. Alexandro Luiz Martini, e como M.'. CCer.'. o Ir.'. Renan Henriques de Carvalho,  Deputado Estadual da Loja, Ir.'. Valmir Antonio Santiago e visitantes das Lojas: Campos de Palmas nº182, Or.'. Palmas, Liberdade e Justiça nº45, Or.'. Abelardo Luz – SC e Ação Justiça Templária, nº45/85, Or.'.do RJ.


Homenagem ao Dia do Maçom na Câmara Municipal de Curitiba - Os maçons regulares receberam homenagem pelo Dia do Maçom em forma de Votos de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal de Curitiba em propositura dos vereadores Cristiano Santos e Bruno Pessuti.

Além de Irmãos e cunhadas, estiveram presentes na sessão sobrinhas e sobrinhos dos DeMolays, APJ e Arco-Íris.

“A representatividade de todos os aqui presentes encoraja-nos a perseverarmos no objetivo de fazer a Ordem Maçônica ser cada dia mais e melhor percebida pelos cidadãos e a propagarmos o nosso propósito de motivar e ser inspiração de virtudes. Tenham todos a certeza que inexiste entre os Maçons pessoas indiferentes aos problemas de nossa pátria. Estaremos sempre vigilantes e atentos para a luta pelas grandes causas nacionais”, salientou o Irmão Luís Mário Lucehtta, Grão-Mestre do GOB-PR, em seu discurso após receber a honraria.

Academia de Medalhística Cívico Militar reconhece atuação de Irmãos de Cascavel - No dia 31 de agosto, a Academia de Medalhística do Brasil realizou, no Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel, a entrega de medalhas a militares e civis, que atuaram de forma destacada na sociedade. Entre os homenageados estiveram dois Irmãos, membros de Lojas jurisdicionadas ao Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR).

A Medalha do Mérito Motociclista Militar foi entregue ao Irmão Diego Astori, obreiro do quadro da ARLS Universitária de Cascavel nº 3249. Ele é Capitão da Polícia Militar do Estado do Paraná, ocupando atualmente cargo de chefe das seções de Planejamento e Pessoal do 6º Batalhão de Polícia Militar, e de Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).

A Medalha foi concedida ao Irmão Astori pelas missões que desempenhou na escolta da Tocha Olímpica em todo o Estado do Paraná, em 2016, e também na escolta da Seleção de Futebol da Coréia do Sul, durante a Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Essa não é a primeira vez que o Irmão é agraciado com homenagem da Academia de Medalhística. Astori acumula outras comendas, como: Medalha do Mérito Brigada Guarani, Medalha de Mérito Duque de Caxias, Medalha de Mérito Policial Militar, etc.

Já a Medalha da Associação de Voluntários de La Policia Aérea da Espanha foi entregue ao Irmão Claudio Ricardo dos Santos Oliveira Pinto, membro da ARLS Serenidade nº 4420. Ele é Major da Polícia Militar e atualmente ocupa cargo de Chefe da Quarta Seção do Estado Maior do 5º Comando Regional da PM. A homenagem foi pelos serviços prestados à comunidade cascavelense enquanto o Irmão respondeu pelo comando do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

O que é a Academia?

A Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil é uma Associação sem fins lucrativos defensora dos interesses coletivos, que tem por finalidade exteriorizar o reconhecimento às personalidades cujas ações tenham significativamente contribuído ou venham contribuir para o bom desenvolvimento ou estreitamento entre civis e militares concorrendo para melhor integração da sociedade.

Sessão Magna Conjunta em comemoração à Semana da Pátria no Templo Nobre da ARLS Dario Vellozo - Onze Lojas se reuniram no Templo Nobre da ARLS Dario Vellozo nº 1213 para Sessão Magna Conjunta em comemoração à Proclamação da Independência do Brasil, marcando, para sempre, a fraternidade e a união dos maçons.

A sessão teve a participação do Grão-Mestre Luís Mário Luchetta e de diversas autoridades, além de Irmãos convidados.

Na ocasião, o Grão-Mestre salientou que a iniciativa é excelente e que o momento e a data são muito importantes e propícios para dar transparência da dedicação dos maçons para toda a Sociedade Civil.

“Assim propomos a todos que a Sessão desta quinta-feira seja a semente inspiradora para a realização de uma Sessão Magna Pública Conjunta da Semana da Pátria, com a participação das nossas Lojas de Curitiba e Região, juntamente com as Lojas e Irmãos da GLP e do GOP, assim além de cumprirmos as exigências de lei, estaremos interagindo com as Obediências Regulares e com a Sociedade.

Como sugestão: as onze Lojas que estão participando hoje podem formar um Comitê para a organização do evento e nós do GOB-PR poderemos ajudar na integração com o GOP e GLP.

A idéia é que essa iniciativa, ao ser levada avante, virá a ser um evento público da Maçonaria da capital e entorno, em comemoração a Semana da Pátria, com um piloto em 2020, com potencial para a consolidação de um evento anual”, finaliza o Grão-Mestre em Prancha.

Participaram como organizadoras da sessão as seguintes Lojas: ARLS Dario Vellozo nº 1213, ARLS Fé Alegria e Triunfo nº 2097, ARLS Joaquim Gonçalves Ledo nº 3079, ARLS Concórdia nº 0368, ARLS Cavaleiros de Salomão nº 2355, ARLS União em 33 nº 1602, ARLS Rei Salomão nº 3503, ARLS Saldanha Marinho nº 1601, ARLS Saint Germain nº2050, ARLS Jerusalem do Paraná nº 4240 e ARLS Caminhos da Luz nº 3435.


 


Jantar Comemorativo ao Jubileu de Prata da fundação da ARLS Luz da Perfeição 2810, do Oriente de Quatro Barras - Na última 6ª feira (6), no jantar comemorativo ao Jubileu de Prata da fundação da ARLS Luz da Perfeição 2810, houve a entrega de uma placa do GOB-PR alusiva à data ao Venerável Mestre Paulo Sergio Pereira da Silva.

O jantar contou com as presenças dos Veneráveis Ir. Alberto Silveira, Coordenador da 3ª Região Maçônica do GOB-PR, Iberê Índio do Brasil P. Moraes, Juíz do Egrégio Tribunal de Justiça Maçônico do GOB-PR, Octacílio Sacerdote Filho, Juíz do Egrégio Tribunal Eleitoral Maçônico do GOB-PR; do Eminente Ir. Sergio Luiz de Araújo, Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa do GOB-PR; dos Poderosos Ir. José Edson Haesbaert, Grão-Mestre Adjunto do GOB-PR, Ir. Adalberto José Durek, Grande Secretário da Administração do GOB-PR; e do Eminente Ir. Aníbal Matinez, Secretário Geral de Relações Públicas, Transporte e Hospedagem do GOB, representando o Soberano Ir. Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre Geral.


Sessão conjunta pública conta com palestra de comandante de Brigada, em Cascavel - Uma sessão conjunta pública, realizada no dia 02 de setembro, no Oriente de Cascavel, contou com palestra do comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General Roberth Alexandre Eickhoff. A solenidade, em alusão à Semana da Pátria, foi realizada no complexo maçônico localizado no Bairro Tropical.

Uniram os trabalhos as seguintes Oficinas: ARLS Luz e Esperança nº 3486, Esperança e Harmonia nº 4572, Filhos da Luz nº 4235, e Arautos da Ordem nº 4620, jurisdicionadas ao Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), e Renovação nº 88, do Grande Oriente do Paraná (GOP). A sessão também contou com visitantes de outras Lojas, inclusive da Grande Loja do Paraná (GLP).

Os trabalhos foram presididos pelo Venerável Mestre da ARLS Luz e Esperança, Irmão Vilson de Oliveira Carneiro. Os demais cargos da diretoria foram compostos da seguinte forma: 1º Vigilante, Irmão Modesto Felix Daga; 2º Vigilante, Irmão Antonio Moreni; Orador, Irmão Antônio Bordini Júnior; Secretário, Irmão Thiago André Adame; Tesoureiro, Irmão Rodrigo Fernando Fidelis; Chanceler, Irmão Reginaldo Filus. O coordenador da 12ª Região Maçônica, Irmão Onivaldo Mioto, prestigiou a sessão.

A palestra do General Eickhoff teve como tema “História e Atuação do Exército Brasileiro” e proporcionou a todos os Irmãos presentes profundo conhecimento e contextualização quanto a atuação dessa importante instituição militar. Após a sessão, um jantar foi servido, estendendo os momentos de fraternidade e prestígio ao convidado palestrante.

A 15ª Brigada, comanda pelo General Eickhoff, fica sediada em Cascavel, tendo sob sua subordinação as seguintes organizações militares: em Cascavel, o 33° Batalhão de Infantaria Mecanizado, o 15° Batalhão Logístico, a 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada e Companhia de Comando da l5ª Brigada de Infantaria Mecanizada. Fora da Guarnição sede da Brigada, o 30° Batalhão de Infantaria Mecanizado em Apucarana, o 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado em Foz do Iguaçu, o 26° Grupo de Artilharia de Campanha em Guarapuava, a l5ª Companhia de Infantaria Motorizada em Guaíra, o 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado em Francisco Beltrão e a l5ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada em Palmas.


Independência do Brasil é celebrada em sessão conjunta pública envolvendo quatro Lojas de Cascavel - No dia 06 de setembro, uma Sessão Magna Conjunta Pública, em alusão à Semana da Pátria, foi realizada no templo da ARLS Luz e Fraternidade nº 1828 – Grande Benfeitora da Ordem, envolvendo as quatro Oficinas que trabalham no local (ARLS Luz e Fraternidade nº 1828, ARLS Universitária de Cascavel nº 3289, ARLS Serenidade nº 4420 e ARLS de Estudos e Pesquisas Universidade da Luz nº 4326).

A diretoria para a execução dos trabalhos esteve constituída da seguinte forma: Venerável Mestre, Irmão Leonardo Vinícius Rodrigues; 1º Vigilante, Irmão Alexandre Dahmer Voltolini; 2º Vigilante, Irmão Lorival Caetano; Orador, Irmão Milton Borges de Gouveia; Secretário, Irmão Carlos Dubiela; Tesoureiro, Irmão Celomar da Rosa; Chanceler, Irmão Rodrigo Ribeiro.

A sessão foi prestigiada pelo Deputado Federal, Irmão Marcelo Rizzotto, pelo Deputado Estadual, Irmão Errol Foltran, pelo juiz do Tribunal de Justiça Maçônico, Irmão Pedro Ivo de Melo, pelo coordenador da 12ª Região Maçônica, Irmão Onivaldo Mioto, além de Irmãos visitantes de Outras Lojas, DeMolays e familiares.

O foco central da solenidade foi apresentação realizada pelo DeMolay, Victor Kondrat, sobre a Independência do Brasil. O sobrinho fez uso do tempo concedido, realizando uma bela explanação, que engrandeceu a noite. Após a cerimônia, um jantar foi servido no salão de ágapes.

Irmão de Cascavel é escolhido para integrar missão de combate a incêndio na Amazônia - O Irmão André Luiz Saldanha Ekermann, membro da ARLS Vigilantes do Oeste nº 2713, do Oriente de Cascavel, integra expedição do Paraná que atua no combate a incêndio na Amazônia.  Ekermann é Capitão do Corpo de Bombeiros e participa dos trabalhos numa área de mata fechada, na Serra do Cachimbo, no Pará.

Ao todo são 30 bombeiros do Estado integrando a Operação Verde Brasil. O deslocamento dos militares ocorreu após o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, solicitar o apoio do Governo do Paraná. A tropa paranaense se juntou a equipes do Rio de Janeiro, Santa Catarina e do Chile nesta missão.  A previsão é de que a expedição dure 15 dias.

O Irmão André Ekermann foi iniciado em 31 de maio de 2014. Ele foi citado pelo responsável pela expedição, tenente-coronel Edson Manassés como um exemplo do alto nível da corporação do Paraná. O Capitão possui curso de prevenção e combate a incêndio florestal e já teve atuação marcante no ano de 2017, quando auxiliou na eliminação de incêndio de grandes proporções em Quedas do Iguaçu (PR).


Pesquisar

Visualizações

Ver quantos acessos teve os artigos
815539

Localização

Rua José Drulla Sobrinho, 361 - Uberaba II - Cep 81.550-250 - Curitiba - Paraná - Telefone:(41) 3365-1900 - E-mail: gob-pr@gob-pr.org.br - GOB-PR - Todos os Direitos Reservados © 2019

Pesquisar