Ir para conteúdo

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NAS FILHAS DE JÓ?

Com certeza, você já deve ter visto fotos de meninas vestidas com formosas capas roxas e coroas brilhantes dentro de um templo maçônico e ficou curioso em saber do que se trata esse intrigante grupo. Essas fotos remontam a história sobre as Filhas de Jó Internacional, a primeira ordem paramaçônica exclusiva para jovens mulheres.

A Ordem foi fundada em 1920 nos Estados Unidos, pela Sra. Ethel Theresa Wead Mick, filha e esposa de maçom. Eles ajudaram na criação e desenvolvimento da Ordem, com o apoio da maçonaria do estado de Nebraska. A célula organizacional chama-se “Bethel”, que significa “lugar sagrado”.

Desde pequena, Ethel seguia uma vida religiosa, tendo um apreço especial pelo Livro de Jó, da Bíblia Sagrada. A perseverança e paciência de Jó diante das adversidades, nunca perdendo a fé e, no fim, sendo recompensado por Deus, eram cativantes para ela. Com essa admiração, a Sra. Ethel tinha um sonho de fazer com que meninas do mundo todo pudessem se aprofundar nos ensinamentos do livro de Jó, além de desenvolver habilidades, virtudes e autoconfiança.

Assim, surgiu as Filhas de Jó Internacional, uma ordem paramaçônica para meninas de 10 a 20 anos incompletos, que possuam parentesco maçônico ou sejam apadrinhadas por um maçom e um membro de maioridade da ordem.

As Filhas de Jó são incentivadas a levarem uma vida feminina e digna, com responsabilidades que as levam aos mais altos ideais. Alguns alicerces da Ordem são ações filantrópicas, amor ao próximo e o Capítulo 42, versículo 15 do livro de Jó: “Em toda a terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos”.

A Ordem está presente em Curitiba, com o Bethel 06 Sem Fronteiras, que faz parte da Jurisdição do Paraná. O Bethel realiza uma Cerimônia de Iniciação a cada gestão semestral para admitir novos membros que estejam interessados e dispostos a se desenvolverem como cidadãos de bem dentro da sociedade.

É uma ótima oportunidade para que as meninas das famílias maçônicas cresçam em um núcleo de virtudes e ensinamentos condizentes com os propósitos da maçonaria. Além disso, elas também podem contar com amizades que perdurarão durante toda a vida, pois o sentimento de irmandade e fraternidade é desenvolvido entre os membros desde o primeiro momento em que estão na Ordem.


Maçonaria | Grande Oriente do Brasil - Paraná

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Telefone: (41)3365-1900

O formulário não foi encontrado.