Ir para conteúdo

NÚCLEO APEJOTISTA BARÃO DO SERRO AZUL PARTICIPA DE EVENTO ALUSIVO À MONTE CASTELO

O Núcleo Apejotista Barão do Serro Azul – 144 da Ação Paramaçônica Juvenil (AJP) do Grande Oriente do Brasil (GOB) participou, no último dia 15, em Curitiba, da solenidade de abertura da semana alusiva à tomada de Monte Castelo.

O cerimonial ocorreu no Museu do Expedicionário, na Capital do Estado, contando com a presença de autoridades civis e militares. A participação do Núcleo Apejotista faz parte do trabalho de formação, agregando no desenvolvimento dos jovens integrantes da entidade paramaçônica.

“Tal evento nos fez refletir sobre os heróis que representaram nosso país em tempos tão difíceis, e relembrar momentos marcantes que foram vividos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo o principal deles, a vitória em Monte Castelo”, destacou o ductor (presidente) do núcleo, sobrinho Eduardo Muller.

Monte Castelo

O Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), a Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO) e os veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) combateram durante a 2ª Guerra Mundial na Tomada de Monte Castelo, no Centro-Norte da Itália, há 75 anos. A tomada de Monte Castelo possibilitou a progressão das tropas aliadas. A ofensiva brasileira na Itália contribuiu para o fim da Guerra. Por essa relevância histórica, homenagens são realizadas nas unidades militares brasileiras na semana do dia 21 de fevereiro, relembrando e destacando esse episódio marcante das Forças Armadas.


Grande Oriente do Brasil - Paraná

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Telefone: (41)3365-1900

caracteres restantes