No dia 24 de agosto de 2023 foi realizada pela ARLS∴ Luz e Verdade nº 1317, em Ponta Grossa-PR, uma Sessão Magna Pública em homenagem a Duque de Caxias e ao Exército Brasileiro. Também em comemoração ao Dia do Maçom. A Sessão ocorre desde 1970 e serviu de inspiração para a Loja Especial Duque de Caxias do GOB-PR, instituída em 1991.
A sessão foi presidida pelo Venerável Mestre da Loja, Irmão Júlio Augusto Petry da Cunha.
Compareceram cerca de 150 pessoas, dentre Irmãos do GOB, GOP e Grande Loja do Paraná, Cunhadas, Sobrinhos e outros convidados. Dentre os quais os Irmãos João Guilherme Colitta, presidente da Assembleia Estadual Legislativa Maçônica, Renato Pamplona, Orlando Antonio Cestaro e José Edson Haesbaert, respectivamente Grão-Mestre Adjunto e Grão-Mestres Adjuntos de Honra do GOB-PR, a senhora Elisabeth Silveira Schmidt, prefeita de Ponta Grossa, o General-de-Brigada Alexandre Pfaender Junior, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, juízes federais e estaduais, comandantes de organizações militares do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, integrantes das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, da Polícia Civil, Grandes Secretários, Conselheiros, Juízes e Deputados federais e estaduais maçônicos, Veneráveis-Mestres de Lojas da região dos Campos Gerais, sobrinhos da Ordem DeMolay e sobrinhas da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.
O General Pfander foi agraciado com a Comenda Duque de Caxias, concedida pelo GOB-PR, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à pátria, à Ordem Maçônica e à comunidade paranaense, por intermédio do Exército Brasileiro.
A Comenda também foi concedida ao 13º Batalhão de Infantaria Blindado, que recentemente completou 100 anos de sua instalação em Ponta Grossa. O Batalhão tem participação importante no cenário paranaense e já teve atuação em diversos episódios da história brasileira, como nas revoluções de 1924 e 1930; enviou militares para a 2ª Guerra Mundial, por intermédio da Força Expedicionária Brasileira e para missões de Paz da ONU no Canal de Suez e no Haiti. Também integrou as tropas que participaram da força de pacificação no Rio de Janeiro. Ainda, tem relevante ação junto a atividades sociais e em apoio a situações de calamidade.
Neste ano, em que completa seus 200 anos de emancipação político-administrativa, o município de Ponta Grossa foi igualmente homenageado pelo GOB-PR e Loja Luz e Verdade com a Comenda Duque de Caxias. A cidade se destaca como uma das mais importantes do Estado e da região sul do Brasil, maior polo industrial do interior do Paraná, importante centro universitário, cultural e de produção agropecuária, além de entroncamento rodoferroviário. E que sempre acolheu muito bem a família maçônica.
O Irmão Erivelton Fontana de Laat apresentou um texto destacando aspectos relevantes da vida do Duque de Caxias e da necessidade de que os valores que Caxias defendeu ao longo de sua vida sejam preservados e enaltecidos.
Seguiu-se agradável confraternização no Salão de Banquetes da Loja.