Ir para conteúdo

LOJA CAVALEIROS DA ARTE E DA CIÊNCIA COMEMORA 5 ANOS DE FUNDAÇÃO COM PALESTRA

Em comemoração aos 5 anos de fundação da Loja Cavaleiros da Arte e da Ciência  nº 4459, de Curitiba (PR), foi realizada a palestra ”O Rito Moderno no GOB – Aspectos Históricos e Ritualísticos”, proferida pelo Eminente Irmão Wilson Aguiar Filho, Secretário Geral Adjunto  de Orientação Ritualística para o Rito Moderno do GOB.

A sessão comemorativa foi realizada em ambiente virtual, no último dia 05/04, e contou com a presença de 95 Irmãos, entre eles Veneráveis Mestres e obreiros de diversas Lojas no Brasil e em Porto, Portugal.

Presentes também as seguintes autoridades: Irmão Luís Mário Luchetta, Grão-Mestre do GOB-PR; Irmão José Edson Haesbaert, Grão-Mestre Adjunto do GOB-PR; Eminente Irmão Luiz Rodrigo Larson Carstens, Grão-Mestre de Honra do GOB-PR; Eminente Irmão Julio Cesar Costa, Secretário Geral Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Brasileiro do GOB; Eminente Irmão Ari Souza Lima, Secretário Geral Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Schröder do GOB; Eminente Irmão Ricardo Moreira, Ministro do Superior Tribunal de Justiça Maçônico do GOB.

Além da presença dos Poderosos Irmãos Ariel Strapasson, Grande Secretário de Assistência, Beneficência e Previdência/GOB-PR; Aristides do Prado Filho, Grande Secretário de Orientação Ritualística/GOB-PR; Poderoso Irmão João Guilherme Colitta, Grande Procurador do GOB-PR, Mauro Anici, Grande Secretário Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Moderno/GOB-PR; Hugo Paulo Matos Chaves, Grande Secretário Adjunto de Ação Paramaçônica/GOB-PR; Clemente Escobar Fernandois, Grande Secretário Adjunto de Educação e Cultura/GOB-PR; Marcus Stefano Garcia Costa, Grande Secretário de Orientação Ritualística/GOB-MA e do Venerável Irmão Alberto Silveira, Coordenador da 3ª Região Maçônica/GOB-PR.

O Irmão Edson Lau Filho, em nome da Oficina, fez um breve relato sobre a Loja desde sua fundação até os dias de hoje. Enalteceu que a Loja foi fundada em 5 de abril de 2016, tendo sua autorização de funcionamento provisório publicada no Boletim 06, de junho de 2016 (Decreto nº 1660 de 22/06/2016). A regularização ocorreu em 2 de setembro do mesmo ano, por meio do Ato nº 97, publicado no Boletim 09, de setembro, em Sessão Magna realizada no templo da “Loja Luz Invisível”, em Curitiba.

Foi decidido estreitar as relações com outras Lojas do Rito Moderno no Estado do Paraná. Desta forma, membros da Cavaleiros da Arte e da Ciência realizaram a primeira visita à Loja Maçônica Taberna da Pirâmide nº 3154. Posteriormente, o então Venerável Mestre João Carlos de Lima e demais membros da distinta Loja, foram convidados a integrar a lista de mestres fundadores da Cavaleiros da Arte e da Ciência (CAC). A escolha do título distintivo se deu pelo fato de possuir fortes ligações com a Arte e a Ciência, permitindo a livre investigação da verdade, o trabalho em prol da humanidade, a defesa dos direitos dos homens e o bem-estar social e econômico.

Ao longo destes 5 anos a CAC teve um grande crescimento. Foram 31 iniciações de 2017 até dezembro de 2020. Hoje a loja conta com 45 membros efetivos. Em seus cinco anos de existência, além do grande e variado crescimento no quadro de obreiros, a loja atuou fortemente na sociedade, propagando e multiplicando os princípios e valores da maçonaria.

Um dos grandes orgulhos da CAC é ser a mantenedora do Núcleo Apejotista Barão do Serro Azul n° 144. Além de auxiliar nas filantropias, ajuda principalmente no desenvolvimento do jovem – seja intelectual ou na forma de incentivo – por meio dos preceptores, que são membros da Loja.

O Irmão Luís Mário Luchetta, Grão-Mestre do GOB/PR, enalteceu o trabalho extraordinário da Loja, sempre em busca da transformação da sociedade por meio de ações, além de ser um exemplo de Oficina para o GOB/PR.

Em sua palestra o Eminente Irmão Aguiar abordou diversos temas como: a origem da Maçonaria Moderna, a Maçonaria na França e a gênese do Rito Moderno, o Rito Moderno e a Maçonaria no Brasil, aspectos da Ritualística do Rito Moderno e o Sistema de Orientação Ritualística do Grande Oriente do Brasil.

O evento foi organizado pelos membros da CAC, Poderosos Irmãos Rogerio Mendes Pereira Junior, Assessor para Assuntos dos ODS/ONU do GOB-PR; Rodrigo Barreira de Faria Fornos, Grande Secretário de Eventos do GOB-PR, e pelo Venerável Irmão Carlos Fabiano Rechetelo, Venerável Mestre da ARLS Cavaleiros da Arte e da Ciência nº 4459.


Maçonaria | Grande Oriente do Brasil - Paraná

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Telefone: (41)3365-1900

caracteres restantes