Nos dias 22 e 23 de abril, o Grão-Mestrado do GOB-PR participou de três Sessões importantes para Maringá e Região. Compuseram a comitiva da administração estadual o Grão-Mestre, Irmão Luís Mário Luchetta, o Grão-Mestre Adjunto, Irmão José Edson Haesbaert, e o Grande Secretário de Assistência, Previdência e Beneficência, Irmão Ariel Strapasson. O Coordenador da 10ª Região, Irmão José Carlos Martins, teve participação ativa na organização e desenvolvimento dos compromissos para o sucesso da agenda.
Foram brilhante e harmoniosamente celebradas duas Sessões Magnas de Sagração, sendo a primeira, na noite de sexta-feira, a do novo Templo da ARLS Luz, Justiça e Caridade, do Oriente de Paraíso do Norte/PR e a segunda, na manhã de sábado, do Templo 2 da ARLS Maringá, no Oriente de Maringá/PR.
Ainda no sábado, após a Sagração do Templo, foi realizada Sessão de Regularização da ARLS Metropolitana, do Oriente de Sarandi/PR, Sessão essa que aconteceu no Templo Principal, gentil e elegantemente cedido pela ARLS Maringá, com a anuência do Venerável Mestre da ARLS Maringá, Irmão Dagoberto de Souza Junior. Nessa Sessão, foi dada a posse ao Venerável Mestre da ARLS Metropolitana e de sua Diretoria, bem como o reconhecimento das assinaturas dos Irmãos Fundadores daquela ARLS. Segundo Grão Mestre Adjunto, Irmão José Edson, “foram Sessões marcantes e muito bem conduzidas”.
As Sessões de Sagração e de Regularização são espetaculares na essência. Mas um fato deve ser observado durante a realização de ambas as Sessões nos dois Templos da ARLS Maringá: ambas as Sessões aconteceram à luz de velas. Não por opção, mas por necessidade. O temporal que assolou Maringá e Região deixou estragos gigantescos e a falta de energia elétrica em uma grande parte da cidade foi latente. A abnegação e o senso de dever de todos os Irmãos, desde o Grão Mestre, passando pela sua Comitiva, os Irmãos das Lojas Maringá e Metropolitana e os Visitantes foi maior que as dificuldades impostas pela condição da energia elétrica. Essa característica transformou ambas as Sessões, de espetaculares para profundamente marcantes.
Seja pelo clima, seja pela obstinação dos Irmãos que lá estavam, certamente o tempo não apagará de suas memórias aqueles momentos. Na percepção do Irmão Martins, "realizamos duas Sessões como se fazia nos primórdios da maçonaria". Já o Grão Mestre do GOB-PR ressaltou que "juntando as forças e com elevado grau de percepção moral, podemos fazer sempre mais e melhor, para a construção social que almejamos". Ao tomar posse como Venerável Mestre da ARLS Metropolitana, o Irmão Marcos Santos se disse “emocionado pelo desenrolar da Sessão e pelo comprometimento dos Irmãos da Loja e de todos os ali presentes’. Para o Venerável Mestre da ARLS Maringá, a Sagração do novo Templo "traz a consolidação de uma busca dos Irmãos da ARLS Maringá pelo sentimento de poder servir".
É o GOB-PR pujante em Maringá e Região!