Ir para conteúdo

GOB-PR INCENTIVA PARTICIPAÇÃO EM DISCUSSÕES SOBRE PPA E LDO

O Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), em conjunto com a Grande Loja do Paraná (GLP) e o Grande Oriente do Paraná (GOP), está incentivando seus membros e a comunidade em geral a participarem das discussões e audiências públicas que tratem sobre os Planos Plurianuais (PPA) e sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) das cidades paranaenses.

O PPA é o instrumento pelo qual a administração pública formula o seu planejamento estratégico de médio prazo. Neste plano, constarão as metas e investimentos prioritários para um período de 04 anos da gestão. No caso de Curitiba, o PPA começará a ser definido, tendo a data de 31/03 como prazo para que a população faça sugestões e apontamentos, participando concretamente deste momento importante da administração pública participativa e democrática.

O Grande Oriente do Brasil – Paraná, segundo o Grão-Mestre, Irmão Luís Mário Luchetta, entende que haverá grandes contribuições com este engajamento maçônico. “Temos Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos e Sobrinhas com muito conhecimento que pode ser traduzido em apontamentos lúcidos e construtivos para os PPAs e para as LDOs dos Municípios. Fora da Família Maçônica, também acreditamos na grande contribuição que a Sociedade pode dar. Por isso, este movimento certamente permitirá para os administradores direcionamentos indispensáveis para avanços nas mais diversas áreas”, destaca o Grão-Mestre do GOB-PR.

Para contribuir com este momento importante, as três instituições maçônicas realizaram comunicados internos de incentivo à participação da Família Maçônica, além de anúncios específicos nas redes sociais, que também visam atingir a Sociedade como um todo. “Onde houver um maçom regular, haverá sempre esperança. Estamos focados em contribuirmos efetivamente com as causas importantes da Sociedade. Juntos somos mais fortes, motivando e inspirando virtudes”, pontua o Grão-Mestre, Luís Mário.

Como participar?

Em Curitiba, a participação pode ocorrer de forma muito simples. Basta acessar o canal específico criado pela prefeitura, chamado “Fala Curitiba!”. Neste espaço, o cidadão poderá fazer suas sugestões, que ficarão registradas e direcionadas ao poder público municipal. O site consta com um guia de uso para auxiliar eventuais dúvidas. O acesso é: https://conecta.curitiba.pr.gov.br/plano-plurianual-2022-2025/login

Em outras cidades, torna-se essencial verificar quais são as datas em que ocorrem as audiências de consulta para formatação dos planos e leis que definirão os investimentos públicos municipais. Existem Municípios que ainda não adotaram o meio digital, mas que permitem a interação por outros caminhos. É importante estar atento às datas e contextos para que seja possível auxiliar no processo de escolha de prioridades, destinação de recursos e, automaticamente, poder ver o tão almejado desenvolvimento.


Maçonaria | Grande Oriente do Brasil - Paraná

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Telefone: (41)3365-1900

caracteres restantes