Ir para conteúdo

GOB-PR AVANÇA EM TODAS AS ÁREAS E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SEGUE SENDO IMPLEMENTADO

A gestão encabeçada pelo Grão-Mestre, Eminente Irmão Luís Mário Luchetta, e pelo Grão-Mestre Adjunto, Poderoso Irmão José Edson Haesbaert, completou um ano com muitos avanços já concluídos no Grande Oriente do Brasil - Paraná e outros sendo implementados. A análise é de que a evolução da Instituição acompanha um ritmo contínuo e acelerado, em total sintonia com o desejo dos Irmãos jurisdicionados.

Para falar do trabalho que vem sendo desenvolvido é necessário lembrar do planejamento estratégico, realizado a partir de sugestões vindas de Obreiros de todo o Paraná. Esse trabalho de consulta e envolvimento de todos permitiu a formatação de uma sequência de objetivos e ações pertinentes, atuais e com total senso coletivo e de pertencimento. Para ter êxito no hercúleo trabalho, o Grão-Mestrado conta com um grande time de empreendedores sociais voluntários, totalmente dedicados e alinhados para o crescimento do GOB-PR.

“É muito bom olhar para esse um ano de gestão e perceber o caminho que estamos trilhando de forma coletiva. Percebo um alinhamento excepcional de todos os envolvidos na gestão para que cumpramos com a intenção de elevar o patamar do GOB-PR e proporcionar aquilo que as Lojas e Irmãos tanto pediam. Isso tudo realmente só tem sido possível pelo envolvimento de todos os Irmãos, desde os que ocupam cargos estratégicos na estrutura administrativa até aqueles que, mesmo sem cargos, sugerem, se voluntariam de alguma forma, e querem fazer a diferença nesse grande processo de transformação da nossa Instituição”, destaca o Grão-Mestre, Eminente Irmão Luís Mário Luchetta.

Como forma de transparência sobre o que vem sendo feito pela gestão, o GOB-PR implementou, neste primeiro ano, um evento chamado “Café com Grão-Mestre”. Mensalmente, qualquer Irmão do Estado, independente de Loja, Grau ou cargo, pode participar de uma conversa direta com o Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto. Nessa oportunidade, ocorre apresentação do andamento do planejamento estratégico e, sobretudo, um canal livre e fluido para sugestões e apontamentos que possam agregar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão. Inicialmente, o evento ocorreu de forma presencial e, por conta da pandemia, passou a ser virtual, o que aumentou ainda mais a abrangência.

Outro trabalho que tem permitido integração é o realizado por meio da Grande Secretaria de Coordenação Regional, capitaneada pelo Poderoso Irmão Orlando Cestaro. Reuniões são realizadas em cada Região Maçônica, permitindo um acesso direto das diretorias das Lojas ao Grão-Mestrado, time de Grandes Secretários e informações atualizadas das ações desenvolvidas nas áreas nevrálgicas de nossa potência. Com mais de 16 reuniões realizadas, a administração do GOB-PR segue atendendo as Regiões, sempre com acessibilidade.

“Essas duas formas de se integrar com as Lojas têm sido muito eficientes e motivadoras. Estar perto dos Irmãos e das Oficinas nos abastece com ainda mais motivação e incontáveis vezes com ideias muito pertinentes que permitem novas ações. Além disso é uma forma concreta de estarmos sempre mostrando que o GOB-PR somos todos nós e que juntos estamos fazendo o futuro que queremos”, afirma o Grão-Mestre, Luís Mário Luchetta.

Destaque especial também para o Congresso Estadual Maçônico, cuja 14ª edição, inovou e marcou história. Tratou-se de um evento com uma programação vanguardista, inserindo a Maçonaria na sociedade e tratando de assuntos relevantes com ênfase aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Por conta da pandemia do novo Coronavírus (covid-19), o congresso foi em plataforma virtual, com mais de 1.000 inscritos. Um verdadeiro sucesso, reflexo do empenho das Lojas Organizadoras, com apoio integral do GOB-PR.

No último dia 25, uma reunião foi realizada para avaliação do primeiro ano de gestão. Participaram do encontro virtual: Grão-Mestre, Grão-Mestre Adjunto e time de Grandes Secretários. A percepção extremamente positiva foi manifestada em declarações dos Irmãos conectados que apontam fôlego e determinação para seguir no propósito de alavancar o GOB-PR. Em seu discurso, o Grão-Mestre Adjunto, Poderoso Irmão José Edson Haesbaert, destacou a felicidade de participar da gestão e ver os progressos. “Estou muito feliz em participar dessa gestão e ver o trabalho que vem sendo desenvolvido. Tem sido uma grande mudança para o GOB-PR em termos de administração, com um trabalho muito dedicado de todos os voluntários que fazem parte do Grande Secretariado e Assessorias”, pontuou José Edson.

De modo geral, o planejamento estratégico já teve uma evolução de mais de 22%. 

Confira as principais ações desenvolvidas por áreas:

SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO

- Criar um sistema de acompanhamento e avaliação do Planejamento Estratégico do GOB-PR; Concluída.
- Apoiar a realização do planejamento estratégico da Frafem Estadual; Concluída.
- Disseminar a prática de planejamento estratégico para as Lojas e Fraternidades Fem. das Lojas; Concluída.
- Apoiar as demais entidades paramaçônicas na elaboração de seus Planejamentos Estratégicos; Disponível de forma permanente.
- Coordenar a execução dos Planos de Ação das Gr's Secretarias do GOB-PR; Em Andamento.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

- Viabilizar a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade para o GOB-PR,  em sintonia com a legislação e práticas em vigor; Em andamento.
- Estabelecer regras para otimização e controle do uso dos Templos, restaurante e estacionamento do GOB-PR; Concluída.
- Otimizar o gerenciamento da Equipe de colaboradores do GOB-PR, com treinamento e controle da produtividade; Em Andamento.
- Reduzir custos de Logística, como venda do veículo, passagens, hotéis, locações e eventos, na demanda de serviços do GOB-PR e estabelecer parcerias em benefício dos Obreiros do PR. Em andamento.

SECRETARIA DE FINANÇAS

- Incorporar o valor da Mútua Maçônica ao balanço do GOB-PR; Concluída.
- Regularizar a Mútua Maçônica junto a Receita Federal; Concluída.
- Consolidar a implementação da contabilidade pelo regime de competência; Concluída.
- Viabilizar e tornar eficientes os relatórios financeiros para pronto atendimento a PAEL e Tribunal de Contas; Concluída.
- Tornar, gradativamente, digital o movimento contábil; Concluída.
- Integrar o Sistema de Gestão Guarda dos Selos x Finanças; Em Andamento.
- Consolidar a Integração da Gr. Secr. Finanças com as Lojas; Em Andamento.
- Apoiar a regularização do CNPJ junto as Lojas que não atendem à legislação brasileira; Em Andamento.

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO REGIONAL

- Criar grupo de whatsapp: GM/Gr.Sec. Reg./coordenadores regionais; Concluída.
- Criar grupo de whatsapp: Gr.Sec.Reg./Coord. Reg's/Veneráveis. Concluída.
- Realizar reuniões periódicas em todas as Regiões Maçônicas; Permanente.
- Estimular a criação e integração de Lojas Maçônicas no GOB-PR; Permanente.
- Estimular a criação de Lojas Universitárias; Permanente.
- Incentivar a realização de iniciações pelas Lojas; Permanente.
- Incentivar criação de Fraternidades Femininas Cruzeiro do Sul; Permanente.
- Estimular a adoção de Lowtons pelas Lojas; Permanente.
- Estimular a criação de patrocínio das Lojas para as  entidades paramaçônicas juvenis (como APJ, Demolay, Arco Iris, Filhas de Jó, etc); Permanente.
- Organizar calendários de sessões conjuntas e visitações entre Lojas; Permanente.
- Estimular a realização de Sessões Magnas conjuntas; Permanente.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

- Elaboração de um plano de comunicação para o GOB-PR; Concluída.
- Atualização e redefinição da marca do GOB-PR; Concluída.
- Ativação e manutenção de Facebook e Instagram, com conteúdo apropriado; Concluída/Permanente
- Criação do Informativo (comunicação interna), com veiculação periódica; Concluída.
- Criação da Revista "Maçonaria na Sociedade" e sua veiculação  (comunicação externa); Concluída/Permanente
- Elaboração de cerimoniais; Permanente.
- Apoio à estrutura administrativa do GOB-PR (Grão-Mestrado e Secretarias) para produções de materiais. Permanente.

SECRETARIA DE EDIFICAÇÕES E OBRAS

- Concluir os itens pendentes das fases 1,2 e 3 das Obras da Sede do GOB-PR:  Pintura; Identidade visual; Estacionamento;  Porta do refeitório,  Ajuste das portas dos Templos; Armários das Lojas;  Quadro de distribuição; Escada de Incêndio; Câmara de reflexão e o “habite-se” parcial; Em Andamento.
- Viabilizar, com a estrutura atual, espaço físico para a instalação do Museu Maçônico e da Biblioteca do GOB-PR; Em Andamento.
- Executar readequações físicas, para instalar a Sala Fraternidade Feminina/sala de reunião e no Auditório (abertura para ventilação); Concluída.
- Elaborar estudo de viabilidade para a conclusão do projeto original (fases 4 e 5). Em Andamento.

SECRETARIA DA GUARDA DOS SELO

- Eliminar retrabalhos através de ajustes no Sistema de Gestão e adequar a funcionalidade e-protocolo; Em Andamento.
- Atualizar o cadastro e redirecionar as responsabilidades da sua atualização; Em Andamento.
- Otimizar as rotinas administrativas do GOB-PR com o GOB (Poder central); Em Andamento.
- Diagnosticar o processo de avaliação de candidatos quanto ao entendimento do Regulamento Geral da Federação; Em Andamento.
- Compliance – dar tratamento igual a todos os obreiros; formalizar a solução de problemas com as Lojas por meio de e-mail; Em Andamento.
- Implantar funcionalidade no Sistema de Gestão sobre  Comprometimento Maçônico. Em Andamento.
- Definir critérios para a Gestão Eletrônica de Documentos; Planejada.

SECRETARIA DE AÇÃO PARAMAÇÔNICA

- Indicar secretários adjuntos regionais, onde couber e houver alinhamento, visando incrementar ações paramaçônicas e/ou incentivar sua formação; Em andamento.
- Promover, através dos poderes constituídos e no exercício da competência, a integração com outras Obediências Regulares no tocante a ações paramaçônicas; Em Andamento.
- Elaborar e divulgar informativo e/ou cartilha explicando o que é e o que faz cada entidade paramaçônica; Em Andamento.
- Pesquisar, em todas as Lojas jurisdicionadas, quais são suas ações de apoio a entidades paramaçônicas; Em Andamento.
- Elaborar programa de visitas a regiões ou Lojas para divulgar as entidades paramaçônicas; Em Andamento.
- Desenvolver e propor a criação de um fundo fraterno para ajudar no custeio de projetos das Fraternidades Femininas Cruzeiro do Sul, formalizadas nas Lojas; Em andamento.
- Apoiar, no que concerne, a Fraternidade Feminina, na consecução de seus projetos. Em Andamento.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA, PREVIDÊNCIA E BENEFICÊNCIA

- Atender e dar apoio aos pedidos de apoio originados de necessidades específicas de Obreiros que demandarem a Gr. Secr de A.B.P; Permanente.
- Criar o programa de doação de sangue e medula óssea do GOB-PR através de  parceria com Hemepar e Hemobanco, com campanhas de coletas para atender urgências e emergências da Família Maçônica; Em Andamento.
- Aderir à Rede Família Solidária do Paraná, em parceria com o Estado do Paraná; Concluída e permanente.
- Criar a campanhas de benefícios para o quadro de Obreiros do GOB-PR, quando possível com retorno financeiro para apoio das atividades das Fraternidades Femininas. Ex.: Estar GOB-PR, Vacinação, Convênio nacional com a Uninter. Em andamento
- Criar e apoiar Campanhas de Vacinação para a Familia Maçônica; Concluída a de 2020, com 2500 vacinas aplicadas a Família Maçônica do GOB-PR.
- Propor e estruturar de um plano de saúde do GOB-PR, para beneficiar Obreiros e dependentes; Em andamento
- Propor e estruturar, conjuntamente com a Grande Secretaria de Finanças do GOB-PR, utilizando parceria com as Instituições Financeiras, um fundo de previdência privada para os Obreiros do GOB-PR; Em andamento
- Apoio a Rede Nacional formada pelo SENAI para manutenção de respiradores dos hospitais da rede pública municipal e estadual. Em andamento

SECRETARIA DE EVENTOS

- Promover o Dia do Maçom, todos no mês de Agosto de cada ano, com as tradicionais Comenda Duque de Caxias e Ordem do Pelicano; Em andamento.
- Incentivar e acompanhar a realização da Sessão Pública Anual da Independência, em conjunto com as 3 Obediências, em todas as regiões; Em Andamento.
- Criação e organização dos Encontros Regionais do Grão Mestrado para 7 macro regiões; (Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Toledo); Em Andamento.
- Promover Corridas Beneficentes em conjunto com as 3 Obediências; Em Andamento.
- Apoio total a realização do 14º Congresso do GOB-PR em 2020. Concluído.
- Apoiar a realização do 15º Congresso do GOB-PR em 2022. Planejado
- Participação, junto com o GME e demais Irmãos, da homenagem inédita ao dia do Maçom promovida pela Câmara Municipal de Curitiba, em 03.9.2019, e incentivo as Lojas que atuem junto às câmaras municipais para termos o dia do Maçom nas principais cidades paranaenses.
- Promover evento de Abertura do Ano Maçônico, anualmente no GOB-PR, a partir de 2021. Planejado.

ASSESSORIA ESPECIAL AGENDA 2030 - PROGRAMA GOB-PR 2030

Ação do Planejamento Estratégico do GOB-PR o Programa GOB-PR 2030 envolve temáticas diversificadas e alinhadas a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Já executado:

- Assinatura do Termo de Adesão em 24 de agosto de 2019 junto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Paraná para implementação regional da Agenda 2030, se tornando a primeira instituição maçônica no mundo a assinar tal compromisso;
- Painel dos ODS ao 14º Congresso Maçônico do GOB-PR;
- Cadastro do GOB-PR no site do Governo do Paraná (http://www.boaspraticasods.pr.gov.br/usuario/Grande-Oriente-do-Brasil-Parana );
Representação/Participação nos seguintes eventos: 1. Congresso SESI ODS 2019 e 2. Workshop: Os ODS  promovido pela Fundação Araucária.

Em execução:

- Elaboração da cartilha sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para distribuição online às Lojas e Fraternidades Femininas jurisdicionadas ao GOB-PR;
- Elaboração do Plano de Promoção dos ODS na Corrida Anual da Maçonaria do Paraná.

Ações permanentes:

- Dar suporte técnico e avaliar a integração das iniciativas da Instituição, Lojas Maçônicas e Fraternidades Femininas jurisdicionadas às metas e indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
- Promover articulação e sinergia com instituições e organismos governamentais e não governamentais.

SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO RITUALÍSTICA

- Incentivar a criação de Lojas que trabalhem em ritos menos praticados no GOB-PR; Em Andamento.
- Promover a uniformização ritualística, nas Lojas, de todos os ritos praticados no GOB-PR; Em Andamento.
- Promover encontros das Lojas de mesmo rito; Em Andamento.
- Promover intercâmbio de Lojas de ritos diferentes; Em Andamento.
- Participar em eventos relacionados aos ritos em nível nacional; Em Andamento.
- Intercambiar informações ritualísticas com congêneres de outros Estados; Em Andamento.
- Criar programa permanente de visitas, do Gr. Secretário, às Lojas do GOB-PR. Em Andamento.
- Elaborar e propor uma cartilha básica de cada Rito para apoio das Lojas e Irmãos.

SECRETARIA DE PATRIMÔNIO

- Apoiar a realização de todos os eventos presenciais programados pelo GOB-PR; Permanente
- Automatizar o controle do patrimônio do GOB-PR; Planejada.
- Implantar sistemática de controle de materiais ritualísticos para os Templos Maçônicos do GOB-PR; Concluída.
- Fazer triagem dos livros armazenados no GOB-PR, implantar a Biblioteca do GOB-PR  e criar controle do seu acervo; Em Andamento.
- Reunir o acervo e implantar o Museu do GOB-PR, com peças históricas e documentação digital da instituição. Em Andamento.

SECRETARIA DE TECNOLOGIA

- Viabilizar plataformas para atender as demandas de todas as áreas fins do GOB-PR. Exemplo: na Comunicação para agilizar a publicação das atividades, disponibilizando os atos, decretos, resoluções, etc, com transparência; Em Andamento.
- Elaboração de plano de desenvolvimento e sustentação do Sistema de Gestão do GOB-PR; Em andamento.
- Atualizar e divulgar manuais e procedimentos referentes às funções e utilização dos recursos e sistemas que atendem  as atividades do GOB-PR e das Lojas; Em Andamento.
- Apoio ao processo de implantação da ISO 9001 e 37001;
- Modernizar a ergonomia, design e facilidades de acesso ao site do GOB-PR, e da plataforma de e-mail; Concluída.
- Implementação, governança e mitigação de riscos da LGPD no nível Estadual; Em estudo.
Atualizar as licenças de software. Em Andamento.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Ações já Executadas:

- Constituição de grupo especializado em Educação e estudiosos da Maçonaria para discutir e orientar as propostas de ensino.
- Elaboração de material didático, revisão e sistematização dos documentos para a educação continuada. Especialmente as apostilas de formação básica do Maçon, de orientação aos sindicantes e padrinhos, e o módulo referente às atribuições dos vigilantes.
- Reunião com os Vigilantes de Curitiba e Região para apresentar os projetos da área de Educação.
- Apoio e coordenação da execução de sete PRÉ-ERACs e nove ERACs, inclusive o primeiro em formato virtual que aconteceu no 14º Congresso Maçônico de 28 a 30.05.20.
- Elaboração em conjunto com as Secretarias de Comunicação e de Tecnologia a montagem do projeto de EAD do GOB-PR.
- Lançamento do Primeiro Ciclo de Palestras do GOB-PR.
- Elaboração de material informativo sobre as Ações Paramaçônicas.
- Proposição de convênio nacional com o Grupo Uninter ao GOB Poder Central, assinado com benefício a toda Família Gobiana Brasileira(Irmãos, Cunhadas, Sobrinhas-os). 

Ações em execução:

- Elaboração de material de apoio e definição sobre distribuição on-line dos materiais didáticos às Lojas jurisdicionadas ao GOB-PR.
- Elaboração do Plano de Cursos e Palestras, com modalidades presenciais e virtuais. 
- Escolha de plataformas on-line e viabilidade de utilização.
- Sistematização de material existente para sugerir às Lojas a montagem de seus planos de instrução, e incentivo a montagem de Núcleos de Educação e Cultura das Lojas.
- Elaboração do Cadastro de Competências Culturais dos Irmãos e Familiares, com o objetivo de desenvolver ações culturais, como palestras, exposições e divulgação na rede maçônica do GOB-PR.

Ações Permanentes:

- Dar apoio às Lojas Jurisdicionadas, nas suas necessidades no âmbito da Educação e Cultura. 
- Contato com Entidades de Ensino buscando firmar convênios favoráveis aos Irmãos e seus Familiares.
- Promover ações conjuntas com as demais Secretarias e outras entidades cujo objetivo seja de elevar o nível de Educação e Cultura dos Maçons do GOB-PR.

ASSESSORIA JURÍDICA

- Dar andamento às questões jurídicas maçônicas e não maçônicas.

ASSESSORIA DE SEGURANÇA

- Assessorar o GME em todos os assuntos que for demandado e que envolvam a área de segurança.

ASSESSORIA ESPECIAL DO GME

- Assessorar o Gabinete do Grão-Mestre em todos os assuntos que for demandado.

OUVIDORIA GERAL

- Receber e avaliar as manifestações recebidas através do canal disponibilizado no site do GOB-PR, submetendo ao Gabinete do Grão-Mestre a proposta das possíveis orientações decorrentes.

OUTRAS AÇÕES DO GRÃO-MESTRE:

- Aplicação integral da Lei No. 63, de 26.11.18 que instituiu a Ordem do Mérito do Pelicano.
- Proposição de manifesto nacional do GOB Poder Central em favor da reforma tributária.
- Participação pessoal no comitê nacional que estuda a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados no âmbito do GOB.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!


Grande Oriente do Brasil - Paraná

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Telefone: (41)3365-1900

caracteres restantes