Ir para conteúdo

EM REUNIÃO ONLINE NACIONAL, GOB-PR E FRATERNIDADE FEMININA REAFIRMAM APOIO À APJ E DEMAIS ENTIDADES JUVENIS

O Grande Oriente do Brasil - Paraná (GOB-PR) e a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul (FRAFEM) do GOB-PR reafirmaram, durante reunião nacional online realizada no último dia 23/04, total apoio à APJ (Ação Paramaçônica Juvenil) e demais entidades paramaçônicas juvenis que compõem a Família Maçônica.

O encontro virtual contou com a participação do Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, do Grão-Mestre Geral Adjunto, Sapientíssimo Irmão Ademir Cândido, do Secretário de Entidades Paramaçônicas do GOB PODER CENTRAL, Arquiariano Bites Leão, da Presidente Nacional da APJ, Cunhada Jussane Guimarães, além de presidentes das Fraternidades Femininas Estaduais, Ductors da APJ e Diretores Executivos Estaduais. Ao todo foram 94 participantes.

Ao fazer uso da palavra, o Grande Secretário Adjunto de Ação Paramaçônica do GOB-PR, Poderoso Irmão Hugo Paulo Matos Chaves, explicou  há um Núcleo em funcionamento (Barão do Serro Azul, em Curitiba) e dois novos Núcleos Apejotistas em formação, um em Irati e outro em Foz do Iguaçu. O Poderoso Irmão Hugo também pode aprofundar algumas linhas de ação em andamento.

A presidente da FRAFEM do GOB-PR, Cunhada Regina Conceição Hiromi Luchetta, por sua vez, destacou que no Paraná o apoio à APJ se traduz em ações efetivas. Foram apontados diversos trabalhos desenvolvidos e como ocorre a interação e acompanhamento dos jovens que participam da entidade paramaçônica juvenil. A Cunhada ainda destacou que as demais Ordens paramaçônicas juvenis também recebem apoio efetivo para execução de suas atividades.

O Grão-Mestre do GOB-PR, Eminente Irmão Luís Mário Luchetta, também teve a oportunidade de destacar que existe um planejamento estratégico sendo implementado em nível estadual, incluindo o incentivo às ordens paramaçônicas. Atualmente, o GOB-PR possui uma Grande Secretaria para essa atuação, comandada pelo Poderoso Irmão Helmiro Roberto Bobeck, com apoio de outros 5 (cinco) Grandes Secretários Adjuntos. É intenção da gestão ter um Grande Secretário Adjunto de Ação Paramaçônica para cada Região Maçônica.

“A reunião foi uma oportunidade para mostrarmos o que vem sendo feito pelo GOB-PR e pela Fraternidade Feminina Estadual. Estamos comprometidos com o crescimento e evolução das entidades juvenis, trabalhando efetivamente em prol dessas Ordens. Sabemos que esses jovens, tanto meninos como meninas, são o futuro da Maçonaria e, por isso, essa área tem tanta relevância no planejamento estratégico”, analisou o Eminente Grão-Mestre do GOB-PR, Irmão Luís Mário Luchetta.


Maçonaria | Grande Oriente do Brasil - Paraná

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Telefone: (41)3365-1900

caracteres restantes