Ir para conteúdo

CONTRIBUIÇÕES NA MEDICINA: IRMÃOS RENO KUNZ E JOSÉ DANTAS SÃO HOMENAGEADOS EM CASCAVEL

A noite de 26/04 foi bastante emocionante para os membros da ARLS Vigilantes do Oeste nº 2713, do Oriente de Cascavel. A Oficina, fundada em 1991, realizou a entrega de diploma e medalha de Honra ao Mérito expedidos pelo Grande Oriente do Brasil - Paraná (GOB-PR) a dois Irmãos do quadro, que são médicos.

A homenagem feita aos Obreiros Reno Paulo Kunz e José Dantas de Lima Júnior reconhece os relevantes trabalhos desenvolvidos por ambos no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e também as imensuráveis contribuições dos dois Irmãos para a Sociedade, ao longo de suas carreiras médicas.

Concretizaram a homenagem, entregando os diplomas e medalhas, o Coordenador Regional Adjunto, Venerável Irmão Alencar Pommer, e pelo Orador da Loja, Irmão Maycon Corazza. A entrega foi realizada durante Sessão Ordinária da Loja, presidida pelo Venerável Mestre, Irmão Jovane dos Santos Borges, na presença de diversos Irmãos.

É importante destacar que enfrentar a pandemia vai além do tratamento específico dos infectados com a doença; passa também pela continuidade dos atendimentos das outras áreas da Saúde. Por isso, a homenagem aos Irmãos Reno e José Dantas se tornam duplamente importantes, reconhecendo as contribuições diretas de ambos no enfrentamento ao novo Coronavírus, mas também os serviços prestados nas suas áreas, Oncologia e Cardiologia, respectivamente.

Os homenageados demonstraram grande alegria pelo reconhecimento do Grão-Mestre do GOB-PR, Luís Mário Luchetta, e de todos os demais Maçons Gobianos do Paraná.

Sobre o Irmão Reno Paulo Kunz?

O Irmão Reno Paulo Kunz tem uma relevância histórica para a Medicina do Paraná e do Brasil por ter sido pioneiro no oferecimento de tratamento oncológico. Na década de 80, a Oncologia só era encontrada em grandes centros e isso fazia com que a população do Oeste e do Sudoeste precisasse realizar distantes deslocamentos, aumentando a dificuldade de tratamento específico e especializado. Foi por perceber esta realidade que o Irmão Reno iniciou os trabalhos oncológicos em Cascavel com a realização de cirurgias. Logo, o atendimento foi ampliado com o serviço de quimioterapia e, então, nasceu o CEONC – Centro de Oncologia de Cascavel. Anos depois, o serviço passou a disponibilizar radioterapia e estrutura específica de diagnóstico.

Atualmente, o CEONC é referência no Tratamento de Câncer no Paraná, contando com unidades em Cascavel e Francisco Beltrão. São mais de 31 especialistas de diversas áreas, com tecnologia de ponta e uma estrutura completa para o tratamento de câncer. O CEONC, fundado pelo Irmão Reno, tem aproximadamente 95% do seu atendimento via SUS, recebendo pacientes do Oeste, Sudoeste, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina. Todas as atividades são acompanhadas de perto pelo Irmão Reno que, além de ser Diretor Técnico Médico do CEONC, segue realizando atendimentos clínicos e procedimentos cirúrgicos. Também se destaca a constante busca por disponibilização de tecnologia de ponta para a população, com investimentos contínuos e estratégicos para que as pessoas continuem tendo regionalmente estruturas que se igualam às de grandes centros do país e do exterior.

Sobre o Irmão José Dantas

Formado pela Universidade Federal do Paraná, o Irmão José Dantas de Lima Júnior é Cirurgião Cardiovascular do Hospital do Coração de Cascavel. Sua atuação nesta área remete ao período em que nossa cidade ainda não estava fortalecida no atendimento desta área médica, demonstrando sua relevância histórica. O Hospital do Coração, em que o Irmão José Dantas atende, tem atendimento majoritário SUS, além de ser responsável por socorrer pacientes do Oeste, Sudoeste, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina. Trata-se de unidade referência.

O referido Irmão sempre se destacou na Ordem por seu envolvimento no auxílio pronto aos membros da Família Maçônica. Este caráter precede o momento da pandemia. São incontáveis os momentos em que a intervenção do Irmão, independente de horário ou de circunstância, fez a diferença para que uma vida fosse salva. É indispensável dizer que seu olhar humano também é encontrado do lado de fora da Ordem. Ele está sempre pronto a ajudar, auxiliar e encabeça movimentos relevantes para que o serviço de cardiologia siga em desenvolvimento, beneficiando a população em geral.


Maçonaria | Grande Oriente do Brasil - Paraná

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Telefone: (41)3365-1900

caracteres restantes