Ir para conteúdo

COMANDANTE DO EXÉRCITO CONCEDE MEDALHA DO PACIFICADOR À LOJA LUZ E VERDADE Nº 1317

O Comandante do Exército Brasileiro concedeu à ARLS Luz e Verdade nº 1317, do Oriente de Ponta Grossa, a insígnia de Bandeira da Medalha do Pacificador.
A Medalha do Pacificador é concedida a militares, organizações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras que tenham prestado apoio institucional relevante ao Exército.
A Loja Maçônica Luz e Verdade nº 1317, federada ao Grande Oriente do Brasil e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil-Paraná, com sede em Ponta Grossa, Paraná, foi fundada em 03 de março de 1950, tendo completado 70 anos de atividades no corrente ano. Foi declarada de utilidade pública conforme Lei municipal nº 1.986, de 18 de dezembro de 1967.
Dentre seus objetivos destaca-se o culto aos valores que são mais caros à sociedade e aos personagens e instituições que merecem ser reverenciados e sempre destacados.
Neste contexto, desde 19 de agosto de 1970, é realizada, sem interrupção, uma cerimônia maçônica pública em homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu patrono, Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Assim, no próximo dia 27 de Agosto terá sua 50ª edição.
A cerimônia vem sendo prestigiada, ao longo do tempo, por número significativo de maçons e convidados, autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e em grande parte das suas edições, contou com a presença do General Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, comandantes de Organizações Militares do Exército e de forças auxiliares. Igualmente por autoridades maçônicas, estando inserida no calendário anual do Grão-Mestre do GOB-PR.
No ano de 1991 essa ideia de homenagem ao Exército e ao seu patrono deu origem a uma cerimônia semelhante, a nível estadual, organizada pelo Grande Oriente do Brasil-Paraná, que é realizada em Curitiba, e reúne centenas de maçons e convidados, dentre os quais as principais autoridades a nível estadual e municipal.
Ainda, por sugestão da Loja Luz e Verdade, no ano de 1993 o GOB-PR criou a Comenda Duque de Caxias, na gestão do Eminente Ir? João Darcy Ruggeri, conferida a maçons e não maçons e a entidades, que se destacaram no desempenho de atividades de comprovada relevância pública ou privada, nas áreas cultural, educacional, política, social, econômica, governamental, empresarial, esportiva, científica, religiosa e das Forças Armadas.
Essa comenda é entregue na solenidade em Curitiba e na Loja Luz e Verdade, em número restrito, às pessoas ou entidades que fazem a diferença no contexto em que estão inseridos.
Constitui ponto principal da cerimônia o culto ao Duque de Caxias, aos valores que defendeu e que representa e reverência ao Exército Brasileiro, por tudo que representa, na pessoa do Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.
A proposta para a concessão da Medalha do Pacificador foi feita pelo General de Exército José Luiz Dias Freitas, atual Comandante de Operações Terrestres, que comandou a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada no período de 2010 a 2012 e participou de 3 Sessões Caxias na Loja Luz e Verdade nesse período e tem uma grande ligação com a cidade de Ponta Grossa.
A concessão da Medalha do Pacificador pelo Comandante do Exército foi publicada no Boletim Especial do Exército nº 13, de 17 de julho de 2020 e a entrega será realizada por ocasião das comemorações do Dia do Soldado no mês de agosto. Essa homenagem feita pelo Exército Brasileiro é um motivo de orgulho para todos os obreiros da A?R?L?S? Luz e Verdade nº 1317 e a todos os integrantes do Grande Oriente do Brasil-Paraná.


Grande Oriente do Brasil - Paraná

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Telefone: (41)3365-1900

caracteres restantes