Ir para conteúdo

ARLS UNIVERSITÁRIA PANAMERICANA N° 3324 REALIZA REUNIÃO ONLINE PARA COMEMORAR 20 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

Uma reunião virtual, no dia 23/07, marcou a comemoração dos 20 anos de fundação da ARLS Universitária Panamericana n° 3324, do Oriente de Foz do Iguaçu. O Grão-Mestre, Eminente Irmão Luís Mário Luchetta, e o Grão-Mestre Adjunto, Poderoso Irmão José Edson Haesbaert, prestigiaram o evento online. Também participaram os Grandes Secretários: Orlando Cestaro (Coordenação Regional), Carlos Andreatta (Finanças), Valter Soares de Araújo (Patrimônio) e Clemente Escobar (Adjunto de Educação e Cultura).

A  comemoração foi realizada virtualmente com a presença de ex-integrantes, atuais Obreiros do quadro, Irmãos de outros Orientes e autoridade maçônicas, inclusive de outros Estados e do Paraguai. Na oportunidade foi apresentado um vídeo com a história da Loja. O GOB-PR homenageou a Oficina com uma bela placa alusiva aos 20 anos. 

Sobre a Loja

A ARLS Universitária Panamericana surgiu em um movimento para a expansão no Grande Oriente do Brasil de Lojas que oportunizassem acesso à Maçonaria a estudantes, professores e pessoas ligadas à área universitária. Essa tendência se observou em todos os recantos do planeta e as Lojas universitárias logo demonstraram a sua importância, desenvolveram características próprias, ganharam reconhecimento e colunas fortes.

Expoente desse pensamento, o Soberano Francisco Murilo Pinto, Grão Mestre Geral do GOB no final dos anos 90 deu o pontapé inicial para a criação das Lojas Universitárias e encontrou no Grão Mestre do GOB-PR, Eminente Cliceu Luis Bassetti, um entusiasta da ideia.

Logo, reunindo os Irmãos Leone Robson Fernandes, Manoel José da Rocha Neto, Hilton José Sarli Alvarenga e Renato Yoshikawa (Obreiros da ARLS Cataratas do Iguaçu n.° 2970) com o então Grão-Mestre do GOB-PR, Eminente Irmão Cliceu Luis Bassetti decidiram, em um congresso na cidade de Maringá, em junho de 2000, fundar, na Terra das Cataratas, uma Loja Universitária.

Em pouco tempo, no dia 24/07/200 a Loja Universitária Panamericana levantava suas colunas. Em uma reunião na casa do Irmão Renato Yoshikawa, vinte e sete valorosos Irmãos que, em princípio frequentavam suas Lojas de origem e também a Loja embrionária, pois a Oficina foi fundada sem qualquer dissidência. A Carta Constitutiva foi entregue em 14/03/2001 sagrando a nova Loja com o número 3324. 

Como expressão do movimento universitário, a  ARLS Universitária Panamericana também demonstrou pioneirismo ao ser a Loja Primaz do Rito Brasileiro na terra das araucárias e até hoje é instrumento de transformação e aperfeiçoamento do Rito e de seus obreiros, um marco fundamental e singular plataforma para a expansão do Rito Brasileiro na região. Uma Loja Universitária que adota um Rito  de amor ao civismo e à sua pátria. 

Com a força e determinação destes obreiros precursores, as Lojas do GOB ergueram seu templo próprio, batizado em homenagem ao Soberano Grão-Mestre Geral do GOB Francisco Murilo Pinto, um grande amigo de Foz do Iguaçu. O primeiro evento na nova construção ocorreu em 21 de janeiro de 2001 e a Loja até hoje funciona neste mesmo templo. 

O primeiro Venerável Mestre foi o Respeitável Irmão Hilton Alvarenga, seguido pelo Respeitável Irmão Manoel da Rocha Neto, na diretoria constituída em 04/06/2001. Na sequência constituídos os primeiros aprendizes Respeitáveis Irmãos Valdir Ferreira, Karl Stoeckl, Marcos Bandeira, Carlos Leonardo e Sidnei Carlos Mazuchini Silva.

Hoje a ARLS Universitária Panamericana está sob a direção do Venerável Mestre Claudio Lisboa e se reúne às quintas-feiras às 21:30h na Rua Lima n.° 1133, em Foz do Iguaçu, no Templo Francisco Murilo Pinto. Em seus quadros existem Obreiros que se dedicam avidamente à construção social de uma sociedade mais cívica, justa e solidária. 

Diversos projetos e ações sociais são promovidas pelos Obreiros, com destaque às ações junto a Casa-Lar, Casa de Fraldas Mãos de Anjos, Projeto Basquete sem Fronteiras, Projeto Dia das Crianças, Páscoa na Associação Fraternidade Aliança, bem como fomento ao Observatório Social de Foz do Iguaçu, Lar dos Velhinhos e Grupo Escoteiro Guairacá.


Grande Oriente do Brasil - Paraná

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Telefone: (41)3365-1900

caracteres restantes