A ARLS Luz e Verdade nº 1317, Oriente de Ponta Grossa-PR, realizou no último dia 25 de agosto, em seu templo, a 52ª Edição da Sessão Magna Pública Duque de Caxias, em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro e Grão-Mestre de Honra do GOB, Luis Alves de Lima e Silva e, também, ao Exército Brasileiro.
A Sessão Duque de Caxias teve início em 1970, quando o VM, Ir Alfredo Bertoldo Klas convidou o General Everaldo José da Silva para ministrar uma palestra na Loja sobre a vida de Duque de Caxias. Desde então, a Sessão é realizada anualmente pela Loja no mês de agosto, no dia do nascimento de Caxias, 25 de agosto, ou em data próxima.
Como parte das homenagens, a Loja Luz e Verdade realizou no dia 19 de agosto uma cerimônia cívica na Praça Duque de Caxias e contou com a participação de Irmãos do Quadro da Loja, de alunos e professores da APAE de Ponta Grossa, de alunos e funcionários do Instituto Educacional Duque de Caxias, a Guarda Mirim de Ponta Grossa, da Banda Municipal Lyra dos Campos e do público em geral. Na ocasião, o VM, Ir Edson Laskos, exaltou a importância de Duque de Caxias na manutenção do território nacional, na soberania de nosso país e nos exemplos deixados por ele de disciplina, de retidão de caráter e de patriotismo.
Na Sessão Magna, o Ir Daniel Bernardi Annes fez uma explanação sobre a vida de Duque de Caxias e foi realizada a entrega da Comenda Duque de Caxias, outorgada pelo GOB-PR, ao General Marcelo Goñes Sabba de Alencar, comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.
A solenidade contou com a presença do Irmão Luis Mário Luchetta, Grão-Mestre do GOB-PR, do Eminente Irmão Paulo Roberto Godoy, Presidente da PAEL, de autoridades do GOB-PR, de autoridades civis e militares de Ponta Grossa e região, de Veneráveis Mestres e obreiros das Lojas co-irmãs, de 33 Irmãos do Quadro da Loja, de cunhadas, sobrinhas, sobrinhos e convidados, totalizando cerca de 180 pessoas.
O Grão-Mestre do GOB-PR parabenizou a Loja Luz e Verdade pelos 52 anos de realização ininterrupta dessa sessão magna cívica pública, um marco comemorado pela Maçonaria Paranaense, onde são propagados valores, virtudes e interação de forma tão especial com a Sociedade.
Ressaltou que em cada detalhe desta cerimônia estão ensinamentos muito destacados e muito atuais. “É realmente uma preciosidade compartilhada com todos os corações sensíveis ao bem e à magnitude do puro e verdadeiro patriotismo. Como revelado pelo nosso Eminente Grão-Mestre de Honra, Sapientíssimo Ir João Darcy Ruggeri, foi por ter aqui comparecido e participado destas sessões, que decidiu criar a Loja Especial Duque de Caxias no âmbito estadual e na sequência, por meio de projeto de lei aprovado pela Poderosa Assembleia Estadual Legislativa, criado a COMENDA DUQUE DE CAXIAS. Ao concedermos a Comenda Duque de Caxias, estamos prestando um culto ao patriotismo, ao civismo, à honra, à liberdade, à igualdade e à fraternidade, enaltecendo as virtudes que transformaram nosso Irmão Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, em herói nacional e modelo a ser seguido”.