A ARLS Luz e Fraternidade nº 1828 - Grande Benfeitora da Ordem, Oriente de Cascavel, realizou, no dia 28/07, uma Sessão Magna em comemoração pelos seus 56 anos de fundação e pelos 50 anos ininterruptos de atividade maçônica do Irmão Sebastião Salvador.
Os trabalhos foram conduzidos pelo Venerável Mestre, Irmão Vinicius Valero Pereira, contando com a participação do Grão-Mestre do GOB-PR, Irmão Paulo Socher, do Grão-Mestre Adjunto de Honra e Assessor Especial, Irmão José Edson Haesbaert, e do Grande Secretário de Assistência, Previdência e Beneficência, Irmão Ariel Strapasson.
Também estiveram presentes diversas autoridades maçônicas. Foi uma bela sessão, muito emocionante, que marcou de forma muito especial os 56 anos da Loja-Mãe de Cascavel e os 50 anos de Maçonaria do Irmão Salvador.
Sobre o homenageado
O Irmão Sebastião Salvador, desde 1973 é um Obreiro útil e dedicado. Como membro ativo da Loja Luz e Fraternidade, hoje aos 87 anos, e 50 anos de Maçonaria, o Irmão Sebastião Salvador tem sido um grande exemplo, não somente para a sua Oficina, mas também para todos os Maçons do Grande Oriente do Brasil e de outras Potências Maçônicas, sendo muito respeitado e admirado por todos que com ele convivem.
Sebastião Salvador nasceu em Caculé (BA), em 11 de fevereiro de 1936, filho de João Salvador e Ana Salvador. Em 1948 mudou-se com os pais para Rui Barbosa (BA). Em 1953 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde serviu o Exército no ano de 1954, formou-se em Teatro e no Bola Preta descobriu a paixão pelo tango. Em 1956, mudou-se para Curitiba, onde trabalhou como comediante no circo Queirolo (Seu nome artístico era Walter Néri). Ainda em 1956, ingressou no serviço público estadual (Como Policial Militar foi nomeado no Detran) e mudou-se para Londrina. Em 1957 foi transferido para Cascavel, onde assumiu a 7ª Ciretran.. Em 1961 casou-se com Darcia Correa Salvador, com quem tem os filhos Solange e Sérgio. Tem 7 netos e 5 bisnetos.
O Irmão Salvador (como é conhecido pelos Irmãos) foi iniciado na Loja Luz e Fraternidade, Oriente de Cascavel em 04 de agosto de 1973, juntamente com os Irmãos João Batista Aro de Almeida, José Caratu e Washington Simões, sendo que o primeiro está adormecido e os dois últimos estão no Oriente Eterno. Seu padrinho foi o Irmão Ezuel Portes (Fundador e o 1º Venerável Mestre da Loja Luz e Fraternidade). Ainda no ano de 1973, mais precisamente dia 12 de novembro foi elevado ao Grau de Companheiro e em 05 de novembro de 1974 foi exaltado ao Grau de Mestre Maçom.
É atualmente o mais antigo membro ativo da nossa Loja e da Maçonaria de Cascavel. O Irmão Salvador sempre participou das atividades Maçônicas e Paramaçônicas em Cascavel e região, acompanhando os Irmãos pioneiros da Loja Luz e Fraternidade. Eles venceram as dificuldades da distância e da precariedade das estradas e participaram da fundação de várias Lojas em todo Oeste do Paraná.
O Irmão Salvador sempre se destacou pelo seu empenho e dedicação, tornando-se parte viva da história da Maçonaria de Cascavel e região e um grande incentivador para o crescimento e desenvolvimento da Ordem. Participou também da fundação das Ordens Demolay e Arco Íris em Cascavel. Nesses cinquenta anos, o Irmão Salvador viu cada um dos Irmãos da Loja Luz e Fraternidade entrar pela primeira vez pela porta do Templo. Presenciou a posse de 11 Grão-Mestres Gerais (GOB), 10 Grão-Mestres Estaduais (GOB-PR) e 26 Veneráveis Mestres da Loja Luz e Fraternidade. Quando o Irmão Salvador foi iniciado o Eminente Irmão Paulo Socher tinha 12 anos de idade e quando ele foi iniciado o Irmão Salvador tinha 31 anos de Maçonaria. O Irmão Vinícius (Venerável Mestre da nossa Loja) nasceu 13 anos após a iniciação do Irmão Salvador e foi iniciado 33 anos depois.
O Irmão Salvador participou da fundação das seguintes Lojas na região:
- Em 1978 a ARLS Três de Dezembro de Palotina.
- Em 1978 a ARLS 25 de Julho de Medianeira.
- Em 1982 a ARLS Willy Barth de Toledo.
- Em 1986 a ARLS Tiradentes de Marechal Cândido Rondon.
- Em 1999 a ARLS Tríplice Aliança no Oriente de Toledo.
- Em 2000 a ARLS Universitária de Cascavel.
- Em 2014 a ARLS de Estudos e Pesquisas Universidade da Luz.
A vida maçônica do Irmão Salvador se confunde com a história da Loja Luz e Fraternidade (foi iniciado na 3ª gestão). Ao longo de sua trajetória ocupou diversos cargos em Loja, dos quais destacamos a sua competência na tesouraria, cargo que ocupou durante quatro gestões. Na gestão 1975/1977 durante a construção desse templo, o Irmão Salvador, era o tesoureiro e quando o dinheiro acabou, instituiu o “Livro de Ouro” para arrecadar fundos para a conclusão das obras no ano de 1976.
Com a fundação da Loja Acácia I, em 1976, vários Irmãos da Loja Luz e Fraternidade pediram o Quite Placet para se filiarem à nova Loja. No ano de 1990, outros Irmãos deixaram o quadro da Loja, para fundar a Loja Consciência e Trabalho (10/05), e mais tarde a Loja Renovação (20/08) ficando a Loja Luz e Fraternidade com apenas 14 Irmãos, entre eles estava o Irmão Sebastião Salvador e os Irmãos José Maria Manso Vieira e José Jesus Lopes Viegas (iniciados em 1979), que até hoje permanecem ativos no quadro de Obreiros da nossa Loja.
Em 1991 o Irmão Salvador foi eleito pela Loja para Deputado Estadual da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa (PAEL), exercendo o cargo no período de 1991 a 1993.
Na sua vida maçônica recebeu inúmeras homenagens e títulos honoríficos:
- Comenda Ordem do Mérito do Pelicano (Por relevantes serviços a Ordem).
- Benemérito da Ordem (25 anos de atividade maçônica).
- Grande Benemérito da Ordem (30 anos de atividade maçônica).
- Membro Remido (70 anos idade e no mínimo 35 anos de atividade maçônica).
- Estrela da Distinção Maçônica (35 anos de atividade maçônica).
- Cruz da Perfeição Maçônica (40 anos de atividade maçônica).
Ao completar 50 anos de relevantes serviços prestados à Maçonaria, o Irmão Salvador, está habilitado a receber o maior reconhecimento prestado pelo Grande Oriente do Brasil: a Comenda da Ordem do Mérito Dom Pedro I.
No Rito Escocês Antigo e Aceito, o Irmão Salvador também se destaca com uma história de trabalho e dedicação.
Essa notícia foi produzida embasada em dados compilados pelo Maçom Lauri Berwanger, 2º Vigilante da ARLS Luz e Fraternidade nº 1828.