A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Helvetia nº 4616 realizou a sua primeira Sessão Magna Aberta alusiva ao Dia dos Pais.
A belíssima cerimônia contou com a presença doIrmão Renato Pamplona, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil - Paraná, bem como de sua esposa, a cunhada Thais Pamplona, Vice-Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul.
Em sua comitiva estavam presentes os Irmãos: Alberto Silveira, Grande Secretário Adjunto de Coordenação Regional; Leonardo Blaskovski, Grande Secretário Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Escocês Retificado; Gustavo Lira, Coordenador da 02ª Região Maçônica; o Venerável Irmão Sérgio Luiz de Araújo, 1º Vice-Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa, representando neste ato o Venerável Irmão João Guilherme Collita, Presidente da PAEL; Poderoso Irmão Eclair Zeferino da Silva, Delegado Litúrgico da 1ª Região do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro e o Eminente Delegado Litúrgico do Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil, Irmão Augusto Cesar Alvino da Silva; neste ato representando o nosso Soberano Grande Inspetor Geral, Irmão Sergio Ruas. Além da presença do Venerável Mestre da ARLS João Luiz Rodrigues Biscaia nº 4670, Irmão Gledson Regnier Zawadski.
Também estiveram os Irmãos visitantes Mestres Instalados, Mestres, Companheiros e Aprendizes.Nesta oportunidade, a Loja recebeu cerca de 75 Irmãos, amigos, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e a família dos Obreiros em geral.
O novo Venerável Mestre da ARLS Helvetia, Irmão Gladson Marques, fez a sua estreia no Trono de Salomão na condução dos trabalhos com o primeiro malhete.
Após a abertura, os Oficiais recém-empossados da loja compartilharam reflexões sobre o que é a Maçonaria Universal, nossos princípios, virtudes, lemas e divisas.
O ápice da noite foi a apresentação da “Cerimônia do Abraço”, realizada pelos Sobrinhos DeMolays do Capítulo Curitiba nº 162, que brilhantemente entregaram uma ritualística e uma liturgia impecáveis, emocionando a todos ao conduzirem os filhos a abraçarem os pais no encerramento de sua participação.
Ao passar a palavra nas colunas, foram registrados depoimentos emocionantes de sobrinhos, cunhadas e Irmãos, exaltando a cerimônia e fazendo reflexões sobre a importância da paternidade ativa e presente.
Como foi dito pelo Irmão 1º Vigilante no encerramento da cerimônia: Permaneçamos vigilantes, cuidando, instruindo e educando os nossos descendentes até que nos tornemos um ideal e um exemplo a ser seguido pelos filhos de nossos filhos.
O Venerável Mestre encerrou a sessão desejando felicidades aos presentes e aos seus pais, convidando a todos para um festivo ágape fraternal.