Ir para conteúdo

AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL (APJ): A ACÁCIA ESTÁ FLORESCENDO

No último dia 15 de Abril, a APJ (Ação Paramaçônica Juvenil) do GOB completou 37 anos de existência. O decreto 02/1983, que criou a entidade, foi assinado pelo então Soberano Grão-Mestre, Irmão Matathias Bussinger. Desde então, milhares de jovens, entre 07 e 21 anos de idade, tiveram suas vidas transformadas ao se tornarem Apejotista.

Conta a história que o Irmão Adison do Amaral, nos anos 60, recém-iniciado na Maçonaria via a necessidade de uma Ordem que integrasse toda a Família Maçônica.  Em 1969, se deparou com algumas frustrações, não desistindo de seu sonho, colheu assinaturas para apresentar a proposta no Palácio Maçônico do Lavradio, no Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, mas infelizmente não teve o resultado desejado.

Após alguns anos, o Irmão Adison foi convidado para representar a Loja União Ordem e Progresso nº. 1.229 - Rio de Janeiro/RJ, como Deputado da Soberana Assembleia Federal Legislativa. Ele passou a atuar como deputado federal e junto levou seu sonho. A APJ/GOB foi apresentada no dia 20 de março de 1982, na Tribuna da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil – SAFL/GOB, onde foi muito bem aceita.

Indo além, o Irmão Adison agendou uma reunião com o Soberano Grão-Mestre da época, Irmão Matathias Bussinger, conforme é narrado no livro “Projeto Maçônico do Século” de Adison do Amaral – 2006, “o Irmão Matathias o recebeu com simplicidade franciscana e escutou atentamente sua exposição sobre o Plano Apejotista. Ao terminar a exposição o Soberano Grão-Mestre levantou-se, estendeu a mão ao Irmão Adison e disse: “Isso devia ter sido feito há duzentos anos”.

Conta a história, que o Soberano Grão-Mestre da época, Irmão Matathias, queria que fosse realizado o documento naquele mesmo dia a fim de ser assinado, mas justo neste dia o datilógrafo e o Grande Secretário Geral Administrativo não estavam presentes na sede. Não perdendo a oportunidade o Irmão Adison se dispôs a redigir o documento, em contrapartida, ele queria sair com uma cópia do mesmo. Às dez horas e sete minutos do dia 15 de abril de 1983, na sede do Grande Oriente do Brasil – poder central, o sonho do Irmão Adison do Amaral tornou-se realidade através da Lei nº. 02 que estava sendo assinada.

No Paraná, a APJ/GOB é representada pelo Núcleo Apejotista Barão do Serro Azul - 144, fundado em 17 de outubro de 2015 No ano de 2019, o núcleo conquistou o 2º lugar na Causa Nacional Apejotista e 1º 2º lugar na Olimpíada de conhecimento do Congresso Nordestino da Ação Paramaçônica Juvenil. O Núcleo Apejotista Barão do Serro Azul tem a ARLS Cavaleiros da Arte e da Ciência nº 4459 como mantenedora. São preceptores, os seguintes Irmãos: Dejair Piekarski (ARLS Cavaleiros da Arte e da Ciência), Rodrigo Fornos (ARLS Cavaleiros da Arte e da Ciência), Humberto Blanco (Cavaleiros de São João) e Hugo Chaves (ARLS Dario Velozzo).


Grande Oriente do Brasil - Paraná

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Telefone: (41)3365-1900

caracteres restantes