Ir para conteúdo

50ª EDIÇÃO DA SESSÃO DUQUE DE CAXIAS É REALIZADA PELA LOJA LUZ E VERDADE Nº 1317

A Loja Maçônica Luz e Verdade Nº 1317, do Oriente de Ponta Grossa, realizou no dia 27 de agosto uma Sessão Magna Pública em comemoração à 50ª Edição da Sessão Duque de Caxias.

Em 19 de agosto de 1970 foi realizada uma cerimônia maçônica pública em homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu patrono, Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. A partir desta primeira sessão, a iniciativa de prestar justo préstimo ao Duque de Caxias e tudo que representa não mais cessou.

A sessão, ao longo dos anos, foi sendo alterada, mas o foco sempre foi prestar homenagem ao maçom, político e herói militar, o Duque de Caxias, e ao Exército brasileiro, do qual é o patrono.

Devido à pandemia, a sessão neste ano foi realizada virtualmente. Os oficiais conduziram a sessão do Templo da Loja, as autoridades e demais Irmãos da Oficina participaram por uma plataforma de reuniões virtuais e os convidados puderam acompanhar toda a sessão ao vivo pelo Youtube. 

Participaram virtualmente o Eminente Irmão Luís Mário Luchetta, Grão-Mestre do GOB-PR; o Sapientíssimo Irmão João Darcy Ruggeri, Grão-Mestre de Honra do GOB-PR; o Poderoso Irmão José Edson Haesbaert, Grão-Mestre Adjunto do GOB-PR; a Excelentíssima Sra. Elizabeth Schimidt, Vice-Prefeita de Ponta Grossa; o Professor Everson Krun, Vice-Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa; o Coronel Gladstone Corlet dos Santos, Chefe do Estado-Maior da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e outras autoridades do GOB-PR e Veneráveis Mestres de Lojas jurisdicionadas. 

Durante a sessão foi apresentado um vídeo contando a história de 50 anos da Sessão Duque de Caxias; a Loja recebeu a insígnia de Bandeira da Medalha do Pacificador, concedida pelo Comandante do Exército e entregue pelo General Sergio Martins, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada; e foram homenageadas com a Comenda Duque de Caxias, concedida pelo GOB-PR, duas instituições: a Força Expedicionária Brasileira (FEB), por intermédio do Major Ex-Combatente Odorico Dias de Góes, por ter completado em 2020, 75 anos de conquistas na 2ª Guerra Mundial e o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, por intermédio de sua diretora geral, a Enfermeira Luciane Patrícia Andreani Cabral, por ser referência no tratamento de pacientes da COVID-19.

O link para acesso à sessão é https://youtu.be/zir5fhvSJ4A


Maçonaria | Grande Oriente do Brasil - Paraná

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Telefone: (41)3365-1900

caracteres restantes