Ir para conteúdo

APJ

É uma ordem Brasileira, e a única paramaçônica juvenil mista, ou seja, para jovens de ambos os sexos. Idealizada pelo Grande Oriente do Brasil. O principal objetivo da APJ/GOB é agregar toda família maçônica em uma única instituição: maçons, suas esposas, filhos e filhas, cada qual com uma função definida dentro da ordem, e o foco no protagonismo e desenvolvimento do jovem: dos 7 aos 21 anos, com ênfase no desenvolvimento moral, intelectual, social, artístico e cívico-patriótico, com atividades atrativas e variadas. Para jovens não é necessário vinculo anterior com a maçonaria, apenas apadrinhamento de um membro regular ou maçom.

A Ação Paramaçônica Juvenil – APJ – foi criada pelo G.O.B. através do Maçom Adison do Amaral, regularizada pela lei 02/1983, consta no artigo 137 da Constituição do GOB e no artigo 129 do GOB/PR. Com o intuito de envolver a família maçônica em uma atividade cívica e patriótica, para resgatar em nossos jovens a auto-estima, a união e a cidadania.

Os cerimoniais são baseados na história nacional e na liturgia egípcia, sendo trabalhados em 3 níveis litúrgicos, e 1 estágio pré-admissão (iniciação), denominado aspirantado, para jovens com pouca idade.As lojas mantenedoras recebem o título distintivo de Loja Guardiã da Pátria.

Por ser mantida pelo Grande Oriente do Brasil, a APJ/GOB possui uma estrutura administrativa intimamente ligada com a estrutura dos Grandes Orientes Estaduais e o central, e não cobra taxas de admissão ou regularização dos seus membros, e nem valores monetários para materiais como paramentos e rituais.

https://apejotistas.com/

Maçonaria | Grande Oriente do Brasil - Paraná

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Telefone: (41)3365-1900

caracteres restantes