INFORMATIVO N° 05 - GESTÃO 2019-2023

Semana da Pátria: ‘Onde tem um maçom regular, tem uma esperança’

Eminente Grão-Mestre do GOB-PR destaca importância do período e necessidade da Maçonaria ser cada vez mais ferramenta transformadora da sociedade.

“Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil”. Esse pequeno trecho do Hino da Independência marca profundamente os corações patriotas que reverenciam, nesta semana em especial, a grande conquista que permitiu a essa terra ser uma nação independente. São 197 anos desde que Dom Pedro simbolicamente rompeu os grilhões que nos forjavam, ao gritar, nas margens do riacho do Ipiranga: “Independência ou Morte”.

A Semana da Pátria se torna certamente uma grande congregação de comemoração à liberdade, alcançada mediante tanta luta e bravura de nossos antepassados. Na Ordem Maçônica, esse período é lembrado de modo bastante especial por todas as Lojas, com atividades específicas para exaltar nossa Independência. Nesse ambiente festivo, a Grande Secretaria de Comunicação do GOB-PR entrevista o Grão-Mestre do GOB-PR, Eminente Irmão Luís Mário Luchetta.

Com olhos no passado, agindo no presente e planejando o futuro, o Grão-Mestre demonstra a importância desta Semana e convida todos os Irmãos a motivarem e serem inspiração de virtudes.  Confira:

Comunicação GOB-PR: Esta é uma semana importante para os brasileiros e, em especial, para os maçons, com a comemoração da Independência do Brasil. Na visão do Eminente Irmão, qual o legado que esse momento histórico deixou para as gerações atuais e vindouras?

Luís Mário Luchetta: Deixou principalmente um legado de liberdade, que não havia naquele momento em 1822. Não há hoje e nem haverá no futuro a possibilidade de nos tornarmos uma colônia novamente, atrelados a qualquer outro país, de qualquer viés político que seja. É essa liberdade que precisamos valorizar e protegermos sempre, como grande legado que nos foi deixado.

A Maçonaria teve papel importante em vários episódios de elevada significância para a Nação. Atualmente, na visão do Eminente Irmão, nossa Instituição continua sendo uma ferramenta de construção social?

LML: Sim. Somos uma ordem de aperfeiçoamento de cidadãos que interagem na construção da nossa sociedade como um todo. Onde tem um maçom regular tem uma esperança de mais justiça, respeito, equidade e transparência.

Como a Ordem Maçônica pode avançar nessa missão em prol de um país mais justo e perfeito?

LML: Trazendo para a Maçonaria a juventude brasileira por intermédio das instituições paramaçônicas (APJ, DeMolay, Arco-íris e Filhas de Jó) e das Lojas Universitárias, cujos integrantes serão o futuro do país. Nossa Ordem também deve continuar o aperfeiçoamento ético e moral dos Irmãos e levar esses conhecimentos à sociedade.

Nesse contexto, como poderíamos pontuar o papel que cabe aos maçons como indivíduos, às Lojas como organismos vivos e às potências como grande elo de congregação?

LML: As Lojas e as potências, por intermédio de um planejamento estratégico, devem selecionar seus objetivos e empregar seus esforços para alcançá-los e difundi-los no ambiente social no qual estão inseridos, através dos maçons.

O GOB poder central e GOB-PR têm linhas específicas traçadas no sentido de envolvimento com causas locais, regionais, estaduais e nacionais? Se sim, quais são?

LML: Cada um na sua esfera deve ter sim, e também entendemos que as Lojas devem ter especificamente para as causas locais. Para as causas estaduais o GOB-PR tem os seguintes objetivos estratégicos definidos:

. Promover a integração entre lojas;

. Incentivar o comprometimento e eficácia da gestão;

. Promover o crescimento e a melhoria continuada da instituição;

. Promover a integração entre as obediências regulares; e

. Promover interação do GOB-PR com instituições e causas nacionais.

A convivência harmônica entre as potências regulares representa, nesse sentido, um fator importante para que a Maçonaria tenha força para atuar na sociedade?

LML: Sim. Juntos seremos mais fortes. A união das obediências regulares possibilitará praticamente triplicar nossos esforços em busca dos objetivos priorizados.

Qual é a visão do Irmão sobre trabalhos como os desenvolvidos pelos Observatórios Sociais e por que a Maçonaria deve “encampar” projetos como esse?

LML: Ao invés de encampar, devemos sim apoiar e participar. Muitos Observatórios Sociais já têm maçons entre seus integrantes. É uma oportunidade de a sociedade exercer sua ajuda ao poder executivo no gasto dos recursos obtidos pelos impostos recolhidos. Os Observatórios Sociais desenvolvem um grande trabalho, que precisa de apoio.

Qual avaliação que o Eminente Grão-Mestre faz do atual momento vivido no Brasil?

LML: De esperança, de mais respeito, equidade, transparência e justiça.

Qual a mudança mais urgente que precisa ser desenvolvida?

LML: É urgente o fim dos privilégios que massacram a maioria absoluta da população brasileira, em prol de uma minoria que abocanha a maior parte dos tributos arrecadados por quem produz em nosso Brasil.

Qual mensagem final o Eminente Irmão gostaria de deixar para a família gobiana paranaense, nessa Semana da Pátria?

LML: Vamos relembrar os feitos da Maçonaria em prol de nossa independência, para saber de onde viemos. Somente sabendo de onde viemos e onde estamos poderemos planejar para onde vamos. Devemos lembrar que: "Se hoje enxergamos longe é porque estamos apoiados sobre os ombros de nossos antepassados”. Vamos juntos fazer o GOB-PR que queremos.
Dia do Maçom com festividade e entrega da Comenda da Ordem do Mérito Pelicano e Ordem Duque de Caxias – "Neste mês de agosto comemoramos o Dia do Maçom, data muito importante para nós maçons e a comemoração, junto com maioria representativa de todos vocês, honrou toda a Família Maçônica.

À frente do Grande Oriente do Brasil Paraná, desde o dia 15 de julho, estamos com a equipe que formamos, dedicados a fazer a Ordem Maçônica ser cada dia mais e melhor percebida pelos cidadãos a fim de perseverarmos nesse objetivo e propagarmos o nosso propósito de motivar e ser inspiração de virtudes.

'A Maçonaria é a única organização no mundo que reúne em paz e harmonia homens de diferentes culturas, credos, raças, religiões, circunstâncias econômicas e opções políticas. É a maior esperança de paz que o mundo tem.' Com este conceito de Frederic L. Milliken, acreditando e invocando o Grande Arquiteto do Universo, cumprimentamos especialmente os Irmãos Maçons: parabéns pelo dia do Maçom e que a nossa união permaneça, engrandecendo cada vez mais a Instituição Maçônica."

--- trecho do discurso do Grão-Mestre Luís Mário Luchetta no jantar em comemoração ao Dia do Maçom.

Poderosa Congregação reúne Grão-Mestrado e Veneráveis Mestres na sede do GOB-PR – Precedendo o jantar do Dia do Maçom, o Grão-Mestrado se reuniu com os Veneráveis Mestres do GOB-PR com pautas informativas e consultivas, conforme divulgado no último Boletim.

Fraternidade Feminina realiza encontro com fraternas cunhadas – Em encontro realizado com as cunhadas, a Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Paraná, Regina Conceição Hiromi Luchetta, teve a oportunidade de explicar o que é a Frafem Nacional, assim como a Estadual.

A conversa prosseguiu com uma explanação sobre a transformação da sociedade, além de falar sobre o poder da mulher, crescimento e modernidade da Instituição e como zelar pelos valores e princípios da Fraternidade e da Família.

A cunhada Regina apresentou a diretoria e prosseguiu com o grupo em dinâmica para cada uma se apresentar dizendo qual a Loja ou Fraternidade que pertence e qual atuação na sociedade com ações efetivas.

Houve a palestra do Poderoso Irmão Helmiro Bobeck, Grande Secretário de Ação Paramaçônica, que discorreu sobre o papel de uma entidade Paramaçônica.

A diretoria da Frafem Estadual é composta pelas cunhadas Regina Conceição Hiromi Luchetta, Presidente; Lia Castilho Haesbaert, Vice-Presidente; Carolina Stratico Sant’Ana, Diretora-Secretária; Janaina Kether Campos Piedade, Diretora Sócio-Cultural; e Maria da Penha Oliveira Ramos Socher, Diretora Financeira.

A Presidente Regina Luchetta convidou as cunhadas para o encontro de Planejamento Estratégico da Frafem do Paraná que será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, na sede do GOB-PR, com a consultoria do professor Benetti, especialista internacional no tema.

Loja Especial Duque de Caxias em Ponta Grossa faz homenagem ao Exército Brasileiro – No dia 22 de agosto de 2019 foi realizada pela ARLS.'. Luz e Verdade nº 1317, do oriente de Ponta Grossa-PR, uma Sessão Magna Pública em homenagem a Duque de Caxias e ao Exército Brasileiro. Também em comemoração ao Dia do Maçom. A Sessão ocorre ininterruptamente desde 1970 e serviu de inspiração para a Loja Especial Duque de Caxias do GOB-PR, instituída em 1991.

Compareceram cerca de 170 pessoas, dentre Irmãos, cunhadas, sobrinhos e outros convidados, entre os quais os Grão-Mestre Luís Mário Luchetta; o Sapientíssimo Ir. João Darcy Ruggeri, Grão-Mestre de Honra do GOB-PR; o General-de-Brigada Márcio de Souza Nunes Ribeiro, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, integrantes do Poder Judiciário e Legislativo, comandantes de organizações militares do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Secretários e Conselheiros do GOB-PR, juízes e deputados maçônicos, Veneráveis Mestres de Lojas da região dos Campos Gerais e Curitiba, sobrinhos da Ordem DeMolay e sobrinhas Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

O General Márcio foi agraciado com a Comenda Duque de Caxias, concedida pelo GOB-PR, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à pátria, à Ordem Maçônica e à comunidade paranaense, por intermédio do Exército Brasileiro.

O Irmão Antonio Sérgio Magalhães de Castro falou em nome da Loja, prestando a justa homenagem a Caxias e ao Exército Brasileiro. O Gen. Márcio agradeceu pela comenda recebida e pela homenagem prestada ao Exército e o Irmão Luis Mário falou em nome do GOB-PR, cumprimentando os Irmãos pelo Dia do Maçom, os integrantes da Loja Luz e Verdade pela cerimônia e destacou a importância da Maçonaria e do Exército na história do país.

Congresso Estadual do GOB-PR será em maio de 2020, em Toledo – Estiveram reunidos na sede do GOB-PR os Irmãos organizadores do Congresso Estadual do GOB-PR, que será realizado nos dias 29 e 30 de maio de 2020, na cidade de Toledo. Estiveram reunidos os Irmãos Paulo A. Altenhofen, da ARLS Acácia Palotinense nº 4568, Domingos V. Costa Filho, da ARLS Aliança Universitária nº 4437, Rogério Mendes, Grande Secretário de Eventos, Scyllas M. Campos, da ARLS Acácia Palotinense nº 4568 e Edison Wendler, da ARLS Aliança Universitária nº 4437.

GOB-PR participa de evento nacional do Observatório Social do Brasil – O Grande Oriente do Brasil - Paraná participa de evento para eficiência da gestão pública e para o enfrentamento da corrupção.

Anualmente o Observatório Social pelo Brasil (OSB) realiza o Congresso Pacto Pelo Brasil: um evento de projeção nacional que reúne integrantes de observatórios sociais do Brasil, especialistas, agentes governamentais, empresários e organizações sociais em painéis temáticos para abordar assuntos relacionados à qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência e controle social.

Nesta 3ª edição, o destaque trouxe o tema “Gestão Pública” com foco em transparência e eficiência e intercâmbio internacional de prefeituras em parceria com a agência CIFAL e o programa de cidades da ONU.

Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná visita GOB-PR – O Grão-Mestre Waldemar Kretschmer, da GLP, fez visita de cortesia ao Grão-Mestre Luís Mário Luchetta para desejar excelente gestão. Estava acompanhado do Irmãos  Flávio Hermógenes Gaspar, GS Relações Exteriores; Marco Antonio Corrêa de Sá, G Orador e José de Faria, 1º Gr Vigilante.

Sessão Magna da ARLS Arautos do Bem nº 3603, de Irati – Sessão que concedeu Medalha do Mérito Maçônico ao Irmão Anselmo Holovati, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à ARLS Arautos do Bem e, em especial, por sua dedicação ao fortalecimento da Loja e para a convretização dos projetos especiais de Instituições filantrópicas e paramaçônicas.

Estiveram presentes, por parte do GOB-PR, os Irmãos Helmiro Bobeck, Grande Secretário de Ação Paramaçônica; José Ribanar Krüger, Grande Secretário Adjunto de Ação Paramaçônica; Anacleto Luis Serri, Coordenador da 6º Região Maçônica e Orlando Antônio Cestaro, Grande Secretário de Coordenação Regional.

Presentes, na sessão, 31 obreiros das ARLS Arautos do Bem, União e Progresso, Estrella do Imbituva, Luz e Verdade, Alexander Fleming. Em reunião realizada antes da Sessão, o Gr. Sec. Helmiro Bobeck e as cunhadas da ARLS Arautos do Bem informaram sobre a criação da Fraternidade Feminina Acácia do Bem.

Pesquisar

Visualizações

Ver quantos acessos teve os artigos
784171

Localização

Rua José Drulla Sobrinho, 361 - Uberaba II - Cep 81.550-250 - Curitiba - Paraná - Telefone:(41) 3365-1900 - E-mail: gob-pr@gob-pr.org.br - GOB-PR - Todos os Direitos Reservados © 2019

Pesquisar