INFORMATIVO N° 04 - GESTÃO 2019-2023

- Crescimento e modernidade: Grão-Mestre do GOB-PR faz balanço positivo da Suprema Congregação - Para o Eminente Irmão Luís Mário Luchetta, momento é de crescimento e ações do poder central indicam esse caminho.
O Grande Oriente do Brasil (GOB) propos, durante a Suprema Congregação, na sede do poder central, quais os caminhos a serem trilhados para alcançar ainda mais crescimento. Essa foi a avaliação do Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), Eminente Irmão Luís Mário Luchetta, que participou ativamente dos trabalhos desenvolvidos em Brasília (DF), de 08 a 11.08.19.

Durante os dias, ocorreram diversas atividades, em várias frentes, envolvendo as lideranças maçônicas de todos os Estados da Federação. A temática do encontro de 2019 foi “Crescimento e Modernidade”.  Entre as atividades, o tempo todo coordenadas pelo Grão-Mestre Geral do GOB, Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, se avaliou um caminho estruturado para contribuir no recrutamento de novos membros como fator importante ao crescimento do GOB.

De acordo com o Grão-Mestre do GOB-PR, ficou nítida a intenção do GOB de alcançar um posicionamento de “modernidade, sem perder as tradições”.  Para alcançar tal objetivo, haverá necessidade de mudanças na legislação e algumas alterações práticas, como a unificação dos procedimentos em todo o Brasil. A modernização é vista como peça-chave para alavancar a Ordem Maçônica.

“O principal desafio é a Maçonaria passar a ser percebida pela sociedade. O crescimento desejado pode vir com a modernidade, com a agilização de procedimentos, mas para a Maçonaria efetivamente crescer, a sociedade precisa percebê-la. A atuação da Maçonaria na sociedade é o que vai ensejar ou contribuir fortemente para que ela seja percebida e consequentemente membros da sociedade desejem iniciar no GOB”, contextualizou o Grão-Mestre do GOB-PR, Luís Mário Luchetta.

A forma como o GOB pretende conduzir o processo de crescimento encontra ressonância na atual gestão do GOB-PR. Ainda em dezembro de 2018, quando foi lançada a candidatura para o Grão-Mestrado no Paraná, a proposta principal foi realizar um Planejamento Estratégico eficaz e que caminhasse no ritmo do progresso necessário. “Ouvimos os Irmãos e encontramos as demandas e ensejos aqui no Paraná. Isso tudo está se traduzindo em ações, que vão ao encontro das questões nacionais que pudemos verificar na Suprema Congregação”, explicou o Grão-Mestre do GOB-PR. “Com certeza, o GOB-PR saiu na frente”, completou.

O Eminente Irmão Luís Mário Luchetta também destacou a harmonia que imperou durante os dias de reunião na sede do GOB. “O time todo nacional estava jogando junto com os times dos Grandes Orientes Estaduais. Estamos num momento muito bom de nossa instituição. Eu acho que é um momento de crescimento, de fato”, destacou Luchetta.  Ainda segundo o Grão-Mestre do GOB-PR, “foi um importante momento de contato com o Grande Oriente do Brasil, poder central, e de encontrar as lideranças dos demais Estados e entender a forma de trabalho do GOB, sob a liderança do Soberano Múcio Bonifácio Guimarães”.

Fraternidade Feminina

A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul também desenvolveu atividades, conversas e avanços durante a Suprema Congregação realizada no GOB, em Brasília. As cunhadas puderam trocar informações e definir metas a serem alcançadas. Os grupos de trabalhos, voltados para o desenvolvimento de projetos contra a desigualdade social e pelo fortalecimento da família, tiveram grande êxito. As decisões e as estratégias traçadas refletirão positivamente em todos os Estados.


 

 

 

 

 

 


 
- O papel da Secretaria Geral Adjunta para o Rito de York e o Comitê 2020 do GOB – Foi explanado ao Grão-Mestre Luís Mário Luchetta o trabalho de elaboração dos novos rituais e manuais de dinâmica ritualística para o Rito de York no GOB. As atualizações e adequações permitem um melhor desempenho ritualístico e de estudo do Rito para as Lojas jurisdicionadas. Estiveram presentes no encontro o Poderoso Irmão Saulo Assumpção, Grande Secretário Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito de York do GOB-PR; o Eminente Irmão Joselito Hencotte, Secretário Geral Adjunto de Orientação Ritualística do Rito de York do GOB; o Poderoso Irmão Aristides Rodrigues do Prado Neto, Grande Secretário de Orientação Ritualística do GOB-PR; o Venerável Irmão Antonio Carlos de Melo Franco, membro do Comitê 2020 do Novo Ritual para o Rito de York do GOB; e o Venerável Irmão Eraldo Silvestrin, membro do Comitê 2020 do Novo Ritual para o Rito de York do GOB.



- Dia do Maçom em Curitiba – Os Irmãos Jürgen Pfitzner e Roberto Fonseca, Diretor Administrativo e Assessor de Relações Institucionais do GOP, respectivamente, estiveram no GOB-PR em visita ao Grão-Mestre para tratativas da comemoração do Dia do Maçom que será realizada na Câmara Municipal de Curitiba, com a participação das três Potências no Paraná, no dia 03.09.2019.


- Câmara Municipal de Curitiba e GOB-PR, juntos por uma sociedade mais justa e fraterna – O vereador Sabino Picolo, Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, esteve na sede do GOB-PR para uma visita de cortesia com o objetivo de abrir as portas da Câmara para participação da nossa Ordem, pois  podemos contribuir para a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos de Curitiba.
 


- Festa do Soquete de Carneiro e Paçoca de Pinhão, em Guarapuava - Jantar beneficente realizado anualmente pelas Lojas Maçônicas de Guarapuava (6 Lojas das 3 Potências), com objetivo de angariar fundos para entidades beneficentes da cidade. Para isso, essas organizações devem apresentar previamente um projeto de aplicação do recurso, que é aprovado pela diretoria da festa e, posteriormente, auditado.

Para a edição 2019, foram aprovados os projetos da ACPAC (Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer), AEPAPA (Associação de Estudos, Pesquisas e Auxílio às pessoas com Alzheimer), APADEVI (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais) e Instituto de Ação Social Renascer. Além disso, 2,5% do resultado da Festa são destinados ao Capítulo Eugênio Mancuelo da Ordem DeMolay e o mesmo percentual para o Bethel nº 5 Ametista das Filhas de Jó, que trabalham no evento em diversas atividades, como recepção de convidados, cerimônia de entrada dos tachos, entre outros.

Durante os 20 anos de existência do evento, foram distribuídos mais de 1 milhão de reais divididos entre diversas entidades beneficentes.

 

 

 

 



 

- 1ª Corrida da Maçonaria do Paraná com mais de 750 inscritos – Com o intuito de promover e incentivar a prática esportiva e a confraternização da família maçônica com a sociedade, foi realizado no domingo (18) o evento com participação de mais de 750 inscritos. A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do GOB-PR esteve presente com uma barraca distribuindo, com apoio do supermercado Festval, suco de laranja e água de coco aos participantes. O Núcleo Apejotista Barão do Serro Azul nº 144 esteve junto à organização para auxiliar na produção. A organização foi do GOB-PR, GLP, GOP, com apoio da Sanepar, Uninter e da Band Paraná. O valor líquido arrecadado será destinado ao CENEP - Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas do Paraná.

 

 

 

Pesquisar

Visualizações

Ver quantos acessos teve os artigos
784167

Localização

Rua José Drulla Sobrinho, 361 - Uberaba II - Cep 81.550-250 - Curitiba - Paraná - Telefone:(41) 3365-1900 - E-mail: gob-pr@gob-pr.org.br - GOB-PR - Todos os Direitos Reservados © 2019

Pesquisar