Terça-feira, 25 Julho 2017
Primeiro Acordo Cultural entre Lojas Maçônicas do Grande Oriente do Brasil-Paraná e da Gran Logia Simbólica del Paraguay é realizado em Foz do Iguaçu.

O evento inédito contou com a presença dos Grão-Mestres das duas Potências Maçônicas e foi oficializado em Sessão Magna Conjunta das Lojas Cataratas do Iguaçu e José Felix Estigarribia.

No dia 3 de junho de 2017, às 20h30, no Templo “Francisco Murilo Pinto”, em Foz do Iguaçu, ocorreu a Sessão Magna Conjunta de Oficialização de Acordo Cultural entre as Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas Cataratas do Iguaçu – nº 2970, do Oriente de Foz do Iguaçu, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil-Paraná e José Felix Estigarribia – nº 16, do Oriente de Ciudade del Este, pertencente à Gran Logia Simbólica del Paraguay. A cerimônia, que oficializou o Acordo de Geminação ou Hermanamiento entre as mencionadas Oficinas, contou com as Ilustres presenças do Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil-Paraná, o Eminente Irmão Luiz Rodrigo Larson Carstens, e do Grão-Mestre da Gran Logia Simbólica del Paraguay, o Sereníssimo Irmão Edgar Sanchéz Caballero, que compareceram acompanhados de suas respectivas comitivas.

No objeto da Sessão Magna foram lidos os documentos oficiais que compõem o Acordo Cultural, pelos Oradores das duas Lojas geminadas, seguindo-se a troca de placas e troféus alusivos à ocasião festiva, com homenagens protagonizadas pelos Veneráveis Mestres Marcos Araguari de Abreu, da Loja Cataratas do Iguaçu, e Roque Fernando Olitte Valdez, da Loja José Felix Estigarribia. Foram homenageados, na mesma oportunidade, os Irmãos Jorge Vandumbeck, Mestre Instalado da Loja José Felix Estigarribia, pelos relevantes serviços prestados a esta Oficina, e Hilton José Sarli Alvarenga, Grande Secretário Adjunto de Relações Maçônicas do Grande Oriente do Brasil-Paraná, pelo seu papel decisivo na realização do Acordo Cultural.

Os Veneráveis Mestres das Lojas dividiram a presidência da Sessão Magna e entregaram homenagens aos dois Grão-Mestres presentes, tendo estes ressaltado a extrema importância do Acordo Cultural realizado para a Maçonaria da Tríplice Fronteira, de modo a demonstrar a integração e a amizade entre os Obreiros das Oficinas irmanadas, bem como exaltando o esforço exitoso que resultou neste ato aproximação entre as duas Obediências Maçônicas.

Na mesma oportunidade, o Eminente Grão-Mestre do GOB-PR, fez a entrega do Diploma e da Medalha de Honra ao Mérito, ao Irmão Paulo Roberto Dambrozio, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Loja Cataratas do Iguaçu, bem como a Associação Beneficente Cataratas do Iguaçu, e na seqüência homenageou o Sereníssimo Grão-Mestre da Gran Logia Simbólica del Paraguay, com a entrega de uma placa alusiva ao evento.

A Sessão contou com a presença de 59 Obreiros, brasileiros e paraguaios, registrando-se a participação dos Veneráveis Mestres das Lojas Maçônicas: União das Três Fronteiras nº 46 (GLP), Irmão Rubens Krumennauer; Filhos de Hiram nº 55 (GLP), Irmão Edgar Tamura, ambas do Oriente de Foz do Iguaçu; Fiat Lux nº 180, Irmão Geronimo Busse, do Oriente de Ciudad del Este e Três de Maio nº 4323, Irmão João Balduíno Haubert, do Oriente de Santa Terezinha de Itaipu, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil. Segundo o Venerável Mestre da Loja Cataratas do Iguaçu, Irmão Marcos Araguari de Abreu, “a oficialização deste Acordo Cultural é realmente  um marco na história da Maçonaria da Tríplice Fronteira, justamente por ser o primeiro dessa natureza realizado entre Lojas Maçônicas do Grande Oriente do Brasil e da Gran Logia Simbólica del Paraguay, o que torna o evento ainda mais singular e marcante para os Irmãos que tomaram parte desta magnífica Sessão”.

Finalizando a cerimônia o Eminente Irmão Luiz Rodrigo no uso da palavra desejou que essa integração firmada pela legítima manifestação da vontade das Lojas, prospere, dê bons frutos e contribua para o crescimento e o aperfeiçoamento cultural e espiritual dos Irmãos, e por fim agradeceu a colhida recebida de todos os Obreiros brasileiros e paraguaios.

 

Veneráveis Mestres Marcos Araguari e Roque Ollite com os troféus alusivos a ocasião festiva.

Sereníssimo Irmão Edgar Sanches Caballero, ladeado pelos Veneráveis Mestres Marcos Araguari e Roque Ollite, sendo homenageado.


Sereníssimo Irmão Edgar Sanches Caballero, sendo homenageado pelo Eminente Grão-Mestre Luiz Rodrigo, com uma placa do GOB-PR comemorativa à data.


Poderoso Irmão Hilton, Grande Secretário Adjunto de Relações Maçônicas, acompanhado pelos Veneráveis Mestres Roque Ollite e Marcos Araguari, sendo homenageado pelo trabalho decisivo na concretização do Acordo Cultural.


Os homenageados Veneráveis Mestres Marcos Araguari e Roque Ollite, ladeados pelos Grão-Mestres Luiz Rodrigo e Edgar Sanches.


 Ilustre Irmão Paulo Roberto Dambrózio homenageado pelo Eminente Grão-Mestre Luiz Rodrigo e pelo Venerável Mestre Marcos Araguari, com o Diploma e Medalha de Honra ao Mérito.

Irmãos no Oriente.

Irmãos no Oriente.


Irmãos presentes à Sessão Magna conjunta de oficialização do Acordo Cultural.


Jantar de confraternização com a presença do Eminente Grão-Mestre Luiz Rodrigo, Sereníssimo Irmão Edgar Sanches, Poderosos Irmãos Secretários do GOB-PR José Edson (Chefe de Gabinete) e Hilton Alvarenga (Relações Maçônicas Adjunto), Veneráveis Mestres Marcos Araguari e  Roque Ollite.