Sexta-feira, 22 Setembro 2017
INSTALAÇÃO OFICIAL DO BETHEL UD SEM FRONTEIRAS DA ORDEM DAS FILHAS DE JÓ INTERNACIONAL EM CURITIBA

Aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2016 a instalação oficial do Bethel UD Sem Fronteiras da Ordem das Filhas de Jó Internacional em Curitiba.

As Filhas de Jó Internacional é uma instituição paramaçônica fundada em 1920, em Omaha, Nebraska, EUA. No Brasil, esta Ordem existe desde 1993. Atualmente, no Paraná estão ativos 5 Bethéis nas cidades de Campo Mourão, Medianeira, Maringá, Guarapuava e, agora, Curitiba. A palavra usada para se referir ao templo e também ao grupo de Filhas de Jó é “Bethel”, que significa “lugar sagrado”. A capital paranaense era uma das únicas capitais do país em que ainda não havia um Bethel em funcionamento.

Diversos membros da família maçônica engrandeceram o evento com sua presença. Cerca de 450 pessoas prestigiaram este importante momento da história da Ordem no Paraná, com convidados vindos de vários estados do país como Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, reunindo filhas de 28 Bethéis.

 


Para a ocasião da instalação, o Bethel UD de Curitiba convidou as filhas de Jó e Conselho Guardião do Bethel #02 Caminho da Luz de Campo Mourão, que em 2016 comemorará 20 anos de fundação. Reforçando a irmandade dentro da Ordem das Filhas de Jó, o grupo de Campo Mourão foi o responsável pela instalação muito bem conduzida do Conselho Guardião do Bethel de Curitiba e iniciação de novos membros. A posse das oficias foi realizada por Membros de Maioridade (filhas de Jó que já completaram 20 anos) oriundas de Bethéis de diversas cidades do Brasil. Ao todo, foram instaladas 20 meninas para fazer parte do grupo de oficiais e coral do Bethel. Cada cargo e posição dentro da hierarquia da Ordem possui diferentes funções e ensina válidas lições.

O Conselho Guardião de um Bethel é o grupo de adultos (do qual, obrigatoriamente, um Mestre Maçom deve fazer parte) que acompanha, aconselha e direciona as atividades das Filhas de Jó. Para a primeira gestão do Bethel UD de Curitiba, foram empossados no Conselho Guardião:

- Juliana Poletto Palácios - Guardiã do Bethel;
- André Alexandre dos Santos Nicolau - Guardião Associado do Bethel;
- Carolina Kaiser Fregieri - Guardiã Secretária;
- Rafael Azzolin - Guardião Tesoureiro;
- Débora Scaraboto - Diretora de Épocas;
- Ana Laura Scapini Lemos - Guardiã de Paramentos;
- Carla Campos de Oliveira - Guardiã de Sociabilidade;
- Rosenilde Cristiano - Guardiã de Hospitalidade;
- Paulo Aguiar Palácios – Guardião das Relações Fraternais.

Na ocasião, se fizeram presentes autoridades do Grande Oriente do Brasil - Paraná, Grande Loja do Paraná e Grande Oriente Paraná, aos quais o Bethel UD é imensamente grato pelo apoio e prestígio; bem como tios maçons de variadas cidades brasileiras, o que resultou em uma cerimônia belíssima e emocionante. Sua atenção, confiança e pronto atendimento fizeram importante papel fornecendo o apoio fundamental para a concretização deste sonho.

Para iniciar na Ordem Internacional das Filhas de Jó é necessário ser menina, ter entre 10 e 20 anos incompletos e possuir parentesco maçônico, ou ser apadrinhada por um maçom e um membro de maioridade da Ordem. As reuniões do Bethel UD de Curitiba acontecerão nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, às 09h, no GOP. Todos os maçons são bem vindos e convidados a participar.

Mais informações podem ser obtidas com: Juliana Palácios - Guardiã do Bethel (41-8860-2738); tio André Nicolau - Guardião Associado do Bethel, (41-9615-2911); Isabella Bianco - Honorável Rainha da atual gestão (41-8766-8601) ou pelo endereço de e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
Abaixo, fotos do Conselho Guardião do Bethel e as Oficiais do Bethel UD Sem Fronteiras, de Curitiba/PR.

 

 

 

instalacao bethel