Terça-feira, 12 Dezembro 2017
GOB-PR REALIZA “JORNADA DE TRABALHO DO DIA DO MAÇOM”

Aconteceu no último dia 22 de agosto, em Curitiba, a “Jornada de Trabalho do Dia do Maçom”, cuidadosamente planejada pela Comissão Organizadora, composta pelos IIr.'. José Edson Haesbaert (Gr. Secretário de Chefia de Gabinete), Adalberto José Durek (Gr. Secretário de Administração) e Valter Soares de Araújo (Gr. Secretário de Patrimônio), para promover a integração da Administração do GOB e as Lojas que o integram.

 

A movimentação começou às 08h00m, com um café especialmente preparado para acolher todos os participantes, oportunidade para aquela conversa descontraída e prazerosa pelo reencontro dos Irmãos e Cunhadas.
A abertura dos trabalhos ocorreu às 09h00m, nas dependências do Restaurante Madalosso, ocasião em que o Grão-Mestre, Em.'. Ir.'. Luiz Rodrigo Larson Carstens, acompanhado pelo Grão-Mestre Adjunto, Pod.'. Ir.'. Gerald Koppe Junior, deram as boas vindas aos presentes que vieram das diversas cidades do nosso Estado participar e abrilhantar esse importante e necessário acontecimento.

 

GOB-15

Grão-Mestre, Em.'. Ir.'. Luiz Rodrigo Larson Carstens.

 


GOB-4

Café da Manhã.

 

O evento contou com a participação das Cunhadas, dos Grandes Secretários e seus Adjuntos, Assessores, o Grande Procurador, com os Veneráveis Mestres, acompanhados pelos seus Oradores, Secretários e Tesoureiros; com os Coordenadores Regionais, Conselheiros Estaduais da Ordem e os funcionários da Sede Administrativa do GOB-PR, que estão em contato diariamente com todas as Lojas, atendendo suas demandas.

 

GOB-5

Cunhadas.

 

Na oportunidade foi realizada a Primeira Reunião do “Colégio de Veneráveis” da atual gestão, que juntamente com os integrantes do Grão-Mestrado, Coordenadores Regionais e Conselheiros Estaduais, receberam uma ampla explanação do Programa para o GOB-PR, trataram de questões práticas das Lojas, com ênfase para o planejamento e a elaboração de um calendário, com objetivos e metas a serem alcançadas.

 

GOB-8

Colégio de Veneráveis.

 

GOB-7

 Colégio de Veneráveis.

 

Paralelamente, em ambientes distintos, foi ministrado Curso aos Oradores, Secretários e Tesoureiros das Lojas, com temas específicos explanados pelos IIr.'. Darcy Adroaldo Hoffmann (Gr. Sec. de Finanças), Alsen Bocchi (Gr. Sec. da Guarda dos Selos), Paulo Cesar Carrasco Reyes (Gr. Procurador) / Fabio A. G. Ferreira de Quadros (Assessor Jurídico) sob a Coordenação Geral do Ir.'.Daniel Prates, Gr. Sec. de Educação e Cultura, que organizou um manual próprio para o desenvolvimento dos trabalhos.

 

GOB-10

IIr.'. Darcy Adroaldo Hoffmann (Gr. Sec. de Finanças).

 

GOB-12

IIr.'. Alsen Bocchi (Gr. Sec. da Guarda dos Selos).

 

GOB-11

IIr.'. Paulo Cesar Carrasco Reyes (Gr. Procurador) / IIr.'. Fabio A. G. Ferreira de Quadros (Assessor Jurídico).

 

GOB-9

Ir.'.Daniel Prates, Gr. Sec. de Educação e Cultura.

 

No mesmo instante, a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul promovia, sob a coordenação da Cunhada Carmen Lúcia Vieira Carstens, um encontro com as Cunhadas representantes das Lojas, com o objetivo maior de se conhecerem, relatarem seus projetos e sua história de fraternidade, tratarem de modelos de gestão adotados, sugestões e dificuldades. Segundo a Cunhada Carmen, esse material será catalogado e disponibilizado para conhecimento de todas as Fraternidades.

 

GOB-3 

Cunhadas representantes das Lojas.

 

Depois de um breve intervalo, às 10h30m, reuniu-se o Conselho Estadual da Ordem, na Sede Administrativa do GOB-PR, sob a presidência do Pod.'. Ir.'. Gerald Koppe Junior, a fim de os Conselheiros tomarem posse nos cargos, comporem e organizarem a Administração e as Comissões, discutirem a pauta, o conteúdo e o calendário de realização das sessões futuras.

 

A Gr.'.Secretaria de Planejamento, por meio do Ir.'. Carlos Manuel da Silva Branco, expôs uma síntese da proposta orçamentária do exercício de 2016, aos Veneráveis Mestres e Coordenadores Regionais; por meio do seu Adjunto, Ir.'. David Gustavo de Azambuja, foi preparado um questionário, respondido pelos Veneráveis Mestres, cujo objetivo foi de fazer um diagnóstico das Lojas e subsidiar as orientações na gestão.

 

O evento foi muito proveitoso e bastante elogiado por todos, que destacaram a organização em cada detalhe, pois ocorreram quatro reuniões simultâneas, todas com a finalidade de falar e de se discutir a Maçonaria em todas as suas dimensões.

 

GOB-2

Grão-Mestre, Em.'. Ir.'. Luiz Rodrigo Larson Carstens.

 

Deve ser destacada a presença aproximada de 400 (quatrocentos) Maçons e Cunhadas, contando com 89 Veneráveis Mestres.
Antes de passar à fase do encerramento, o Em.'. Ir.'. João Darcy Ruggeri, que acompanhou toda a Jornada, proferiu uma mensagem aos Veneráveis Mestres de incentivo, conclamando e enaltecendo as qualidades do Maçom.
Foi apresentado, ainda, um panorama sobre a organização e os temas relativos ao XII Congresso do GOB-PR, que ocorrerá em maio/2016, na cidade de Guarapuava, no qual se espera grande participação e engajamentos dos Irmãos e Cunhadas.
Às 13h30, a Jornada foi encerrada com os devidos agradecimentos, pela importante participação de todos, ocasião que foi servido um almoço de confraternização.

 

GOB-13

Grão-Mestre, Em.'. Ir.'. Luiz Rodrigo Larson Carstens e

Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Cunhada Carmem Lúcia Vieira Carstens.