Sexta-feira, 23 Junho 2017
XI Congresso Maçônico do Grande Oriente do Brasil – Paraná

Aconteceu no Or.’. de Maringá/PR, nos dias 04, 05 e 06 de abril próximo passado, o XI Congresso Maçônico do Grande Oriente do Brasil – Paraná. Evento que acontece a cada dois anos.

O tema principal das palestras e debates foi “Maçonaria, Ética e Cidadania”

A organização do congresso esteve a cargo da Loja Maringá, 3336, compartilhado com as Lojas Terra Brasilis, 3431, Terceiro Milênio, 2540, 14 de Julho, 1973 e Virtus et Labor, 3443. A coordenação dos trabalhos foi dos IIr.’. Carlos Ronaldo Lalla, Antônio Celso Grosse, José Plínio Silva Filho, das cunhadas Mariluce Insaurralde Lalla e Flávia Frascati Pinheiro, do Em.’. Grão Mestre Dalmo Wilson Louzada, seus Secretários e Assessores.

O evento contou também com o apoio fundamental da Fraternidade Feminina 11 de Agosto, do Capítulo Maringá da Ordem DeMolay nº. 89 e do Bethel nº. 04, Campo das Acácias, de Maringá.

A mesa de autoridades, na abertura do Congresso estava assim composta: Em.’. G.’. M.’. do GOB-PR Ir.’. Dalmo Wilson Louzada, Em.’. G.’. M.’. do GOB-MS Ir. Benilo Alegretti, V.’. M.’. da Loja Maringá, 3336 Ir.’. Carlos Ronaldo Lalla e a Cunhada Presidente da Fraternidade Feminina 11 de Agosto Mariluce Insaurralde Lalla.

No discurso de abertura do XI Congresso, o Em.’. G.’. M.’. Dalmo Wilson Louzada, ressaltou a dedicação, esforço e união dos IIr.’. do Or.’. de Maringá na organização do evento, dizendo que “as 5 Lojas do GOB-PR de Maringá deram um grande exemplo daquilo que a nossa administração procura ensinar às nossas Lojas e Obreiros: o trabalho da união pela fraternidade”.

Comentou que “também podemos ver a dedicação e preocupação das Lojas de Maringá, através da própria temática proposta para o evento: “Maçonaria, Ética e Cidadania”. Ressalto que este tema do evento retrata a exata posição do GOB-PR e da Ordem Maçônica e sem dúvida com a expectativa dos Obreiros deste nosso Paraná.”

Ainda na abertura do Congresso o Ir.’. Carlos Ronaldo Lalla, do Comitê Organizador, agradeceu a presença de todos e ressaltou o apoio fundamental das instituições para-maçônicas na organização do evento.

Ciclo de Palestras

Os palestrantes e os temas abordados foram assim distribuídos:

    Wilson Matos Silva, Reitor do UNICESUMAR – “A Educação Básica no Brasil”;
    Jair Kotz, Superintendente de Meio Ambiente da ITAIPU Binacional – “Princípios éticos da sustentabilidade”;
    Dr. Dirceu Galdino Cardim, Jurista e Escritor – “Das pragas contra a Cidadania”;
    Dante Alves Medeiros, Engenheiro Civil e Professor Universitário – “Conhecimento – Uma Questão de Independência”;
    Marcos Coimbra, Economista e Professor Universitário – “A Maçonaria do Terceiro Milênio, Ética e Cidadania”;
    Paulo Roberto Pereira de Souza, Jurista e ex-Reitor da Universidade Estadual de Maringá – “Maçonaria, Educação, Moral e Ética”;
    Nilson Tadeu Reis Campos Silva – “Liberdade, Diversidade e Tolerância”.

No final do dia 05/04, houve o lançamento do Selo Comemorativo alusivo ao XI Congresso Maçônico do GOB-PR. À noite todos os participantes foram recepcionados no Buffet Grande Mesa, onde foi servido um jantar comemorativo ao Congresso.

No último dia do Congresso (06/04) houve a redação e aprovação da Carta de Maringá, logo após, o encerramento oficial com a apresentação da Orquestra Sinfônica do UNICESUMAR e a execução do Hino à Bandeira Nacional.

Antes que os congressistas se dispersassem todos foram convidados para um almoço de confraternização na sede social da AEAM – Associação do Engenheiros e Arquitetos de Maringá, oferecido pela organização do XI Congresso Maçônico do GOB-PR.

Ao final das atividades o Em.’. G.’.M.’. Ir.’. Dalmo Wilson Louzada falou sobre as suas impressões acerca do congresso, disse ele: “Foi um evento de forte importância para a maçonaria paranaense, onde os palestrantes desenvolveram suas palestras, debateram livremente com os participantes e ao final pode-se constatar que reforçaram a ideia de que quando se fala em ética, esta tem que passar pelo princípio da educação, para exemplificar tomo como referência a palestra do Professor Wilson Matos Silva (Reitor do UNICESUMAR) que falou de forma sábia sobre isso e lamenta a falta de compromisso dos alunos com a sua formação, pois a juventude se encontra alienada, sendo essa alienação um reflexo da educação primária e secundária”.

O Em.’. Ir.’. reconheceu a dificuldade de se organizar um congresso, afinal todo o trabalho organizativo é voluntário e somente se viabilizou com a união da Lojas de Maringá, além da importante parceria das várias entidades e empresas que proporcionaram um alto nível de debates e recepção confortável aos participantes. Mesmo com todas as peculiaridades que dificultam a organização de um grande evento, o XI Congresso Maçônico teve aproximadamente 300 inscrições.

O Em.’. G.’. M.’. do GOB-PR Ir.. Dalmo finalizou dizendo que o próximo Congresso não será sob a sua gestão, mas desde já deseja sucesso e está seguro que o alto nível da organização, palestrantes e participantes será mantido pela Loja Philantropia Guarapuavana do Or.’. de Guarapuava, a organizadora do próximo congresso, o XII CONGRESSO MAÇONICO DO GOPB-PR.

Demais autoridades Maçônicas presentes no XI Congresso:

Ir.’. Orlando Antonio Cestaro – Grão Mestre Adjunto do GOB-PR;

Ir.’. Gerald Koppe Junior – Grande Procurador do Ministério Público;

Ir.’. Manoel José Da Rocha Neto – Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa (PAEL);

Ir.’. Paulo Berehulka – Presidente do Tribunal de Contas;

Ir.’. Cliceu Luis Bassetti – Representando o Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico Ir.’. Valmor Antonio Padilha;

Ir.’. José Edson Haesbaert – Chefe de Gabinete;

Ir.’. Héliton Kowalski – Secretário Administração;

Ir.’. Alsen Bocchi -  Secretário da Guarda dos Selos;

Ir.’. Darcy Adroaldo Hoffmann – Secretário de Finanças;

Ir.’. Jefferson Luiz Rigão – Secretário de Relações Públicas e de Educação e Cultura;

Ir.’. Adilson Pasqual – Secretário Adjunto de relações Públicas;

Ir.’. Antonio Carlos De Mellho Pacheco Filho – Secretário do Interior;

Ir.’. Rodolfo José Da Silva – Secretário Adjunto do Interior;

Ir.’. Valter Soares Araújo -  Secretário do Patrimônio;

Ir.’. Milton Batista Mendes – Secretário de Ação Paramaçônica.