Quinta-feira, 20 Julho 2017
Palestras

O GOB-PR, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promoveu durante o mês de maio e a primeira semana de junho, um ciclo de palestras, mesclando temas exclusivamente para Maçons com temas abertos às cunhadas e sobrinhos (as).

Nos dias 12 e 13 de maio esteve em Curitiba o Ir.’. John Wade, falando no primeiro dia sobre “Quem é Quem no Arco Real”, no segundo dia - em substituição ao Ir.’. W. Kirk Macnulty, que não pode vir ao Brasil por problemas de visto - Wade falou sobre “A Tradição Metafísica Ocidental e a Maçonaria” e também sobre a história da Loja Quatuor Coronati.

No dia 19/05 foi a vez da prof. Dra. Marcella Lopes Guimarães, brindar aos presentes com uma excelente palestra cujo tema - "Ordens de Cavalaria Medievais: “Por São Jorge! Por São Tiago! Batalhas e narrativas ibéricas medievais” - versa sobre as Ordens de Cavalaria presentes na península ibérica, durante a idade média.

No dia 28/05, recebemos com muita alegria o nosso Ir.’. Pedro Juk que, após um período de recuperação, voltou à ativa nos trabalhos maçônicos e trouxe até nós a palestra sobre "Maçonaria - Autenticidade e Desmistificação”.

No dia 03/06 foi a vez do prof. Dr. Paulo Vieira Neto, que brindou a plateia com o tema "Spinoza e Tradição Hebraica (Cabala)”. Abordando de maneira filosófica assuntos que prenderam a atenção de todos os que estavam presentes.

O sucesso das palestras ficou evidenciado em dois pontos: primeiro, os pedidos de repetição dos palestrantes para que pudessem explanar com mais tempo e mais profundidade os temas apresentados. E o segundo ponto, foram os pedidos de que o GOB-PR continuasse com a programação de palestras.

Agora, nos meses de junho e julho, teremos um recesso devido aos eventos da copa do mundo e as instalações e posse dos novos veneráveis e oficiais das lojas. Mas a partir do mês de agosto o GOB-PR, por meio da Secretária de Educação e Cultura, voltará com a programação das palestras, sempre tendo o cuidado e a preocupação em variar os temas e também oportunizar a participação das cunhadas e sobrinhos (as).