Sistema

Dúvidas no PROLOJA?

Clique em AQUI e envie uma mensagem.


Sistema TESTE

Pré-ERAC

Região Curitiba, Região Metropolitana e Litoral

XXXVI Curitiba

25/11 

Local: Sede GOB-PR

8h30


Visualizações de Conteúdo : 480768
 
Domingo, 19 Novembro 2017

 
90 ANOS DE GRANDE ORIENTE ESTADUAL NO ESTADO DO PARANÁ.

GRANDE ORIENTE ESTADUAL DO PARANÁ criado em 19/10/1927 a 01/08/1932
GRANDE ORIENTE DO PARANÁ refundado em 02/02/1952 a 24/06/1979
GRANDE ORIENTE DO ESTADO DO PARANÁ reinstalado em 24/06/1979 a 24/03/2001

Nossa história começa no Estado do Paraná quando o Grande Oriente do Brasil autorizou, por meio do Decreto nº 878 de 19 de outubro de 1927, a criação do Grande Oriente Estadual do Paraná, trabalhando sob seus auspícios e com sede na cidade de Curitiba – PR. Em 1928, seu primeiro Grão-Mestre foi o então presidente da Província do Paraná, Dr. Affonso Camargo que ocupou o cargo por 20 dias e renunciou. No segundo semestre ocorreram novas eleições sendo eleito e empossado Grão-Mestre o Dr. Petit Carneiro, notório médico paranaense que dirigiu o Grande Oriente Estadual do Paraná até 1932. Após, foi eleito Grão-Mestre José Carvalho de Oliveira, o qual não foi empossado devido à suspensão das atividades pelo Grande Oriente do Brasil que, por força do Decreto nº 997 de 1º de agosto de 1932, extinguiu o Grande Oriente Estadual do Paraná.

Em 09 de fevereiro de 1952 foi refundado e autorizado a funcionar pelo Grande Oriente do Brasil através do Decreto nº 1.291 de 24 de março de 1952 com o nome de Grande Oriente do Paraná e passou a ser federado ao Grande Oriente do Brasil. Depois de um período turbulento decorrente de um novo intervalo de suspensão, o Grande Oriente no Estado do Paraná foi reinstalado pelo Grande Oriente do Brasil em 24 de junho de 1979 com a denominação Grande Oriente do Estado do Paraná, permanecendo federado ao Grande Oriente do Brasil.

Em 24 de março de 2001, por força de Emenda Constitucional promulgada pela Assembleia Legislativa Maçônica do Grande Oriente do Brasil, seu nome foi alterado para Grande Oriente do Brasil - Paraná, mantendo-se integrado ao regime federado.

Grão-Mestres Estaduais do Grande Oriente do Brasil – Paraná nos seus 90 anos de história.
Dr. Affonso Camargo (1928); Dr. Petit Carneiro (1928 a 1932); Silvestre de Souza (1952); Antonio Couto Pereira (1952 a 1953); Normando Jusi (1953 a 1957); Antonio Couto Pereira (1957 a 1961); Carlos Bardelli (1961 a 1964); Antenor da Silva Pupo (1964 a 1965); Aristeu dos Santos Ribas (1965 a 1970); Enoch Vieira dos Santos (1970 a 1973); Alderico dos Reis Petra (1979 a 1987); José Bueno Mendes (1987 a 1989); Paulo Opuszka (1989 a 1991); João Darcy Ruggeri (1991 a 1995); Cliceu Luís Bassetti (1995 a 2003); Paulo Maia de Oliveira (2003 a 2007) e Dalmo Wilson Louzada (2007 a 2015).

 
SESSÃO MAGNA CONJUNTA ALUSIVA À SEMANA DA PÁTRIA

No dia 04 de setembro de 2017, às 20h00, no Templo da ARLS.'. Maringá nº 3336 – Benfeitora da Ordem, no Oriente de Maringá, o Eminente Grão-Mestre, Irmão Luiz Rodrigo Larson Carstens, acompanhado pelos Poderosos Irmãos Gerald Koppe Junior, Grão-Mestre Adjunto e José Edson Haesbaert, Secretário Chefe de Gabinete, presidiu a Sessão Magna alusiva à Semana da Pátria em homenagem aos 195 anos da Proclamação da Independência do Brasil, onde estavam reunidas as seguintes Lojas: Maringá 3336 – Benfeitora da Ordem, 14 de Julho II nº 1973 - Benfeitora da Ordem, Terra Brasilis nº 3431, Terceiro Milênio nº 2540, Virtus et Labor nº 3443, Obreiros Adonhiramitas nº 4433, Paranavaí nº 3647  e Colorado nº 4361, totalizando 121 irmãos presentes.

Foi realizado um jogral que tratou dos valores da nossa Pátria, narrando fatos da história nacional que culminaram para a Proclamação da Independência do Brasil, em 1822. Em um segundo momento, o Eminente Grão-Mestre fez uma breve reflexão sobre a maçonaria e o papel do maçom nos dias atuais, enaltecendo a soberania nacional.
Na seqüência, convidou os Poderosos Irmãos Gerald Koppe Junior, Grão Mestre Adjunto do GOB-PR, Nelson Antônio Carneiro, Grão-Mestre Adjunto de Honra, José Edson Haesbaert, Gr.'.Secretário Chefe de Gabinete, José Carlos Martins, Coordenador da 10ª Região, para juntos fazerem a homenagem da entrega das Comendas da Ordem do Mérito Pelicano, no grau de Grande Cavaleiro aos IIr.'. Areli da Silva Correia e Jair Ramos, ambos obreiros da ARLS.'. Maringá e no grau de Cavaleiro ao Ir.'. Paulo Roberto Machado, obreiro da ARLS.'. Virtus et Labor.

Leia mais...
 
LUTO - Luiz Antonio Ferreira

O Grande Oriente do Brasil – Paraná lamenta a morte do Irmão Luiz Antonio Ferreira, 71 anos.

Era maçom regular pela A.'.R.'.L.'.S.'. Acácia do Sudoeste n° 2278 Oriente de Pato Branco.

 

Iniciado em: 30/05/1992 - Oriente Eterno: 04/09/2017

Meus Veneráveis Irmãos!
Informamos com imenso pesar o falecimento do nosso Irmão Luiz Antonio Ferreira.

Ele era um Maçom que tinha muito apreço pela causa maçônica e a sua ausência deixa grande saudade e um profundo vazio em nossa Ordem.

 

Fraternalmente,

Luiz Rodrigo L Carstens, Grão-Mestre.

 
ARLS.’. OS CAVALEIROS DO GRANDE TEMPLO Nº 3875 COMEMORA SEU 10º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO.

A A.’.R.’.L.’.S.’. Os Cavaleiros do Grande Templo nº 3875, presidida pelo M.’.I.’. Irmão Juarez Varallo Pont, realizou no dia 01 de junho de 2017 uma Sessão Ordinária para comemorar seu 10º aniversário de fundação, ocasião que estiveram presentes o Eminente Grão-Mestre Irmão Luiz Rodrigo Larson Carstens acompanhado pelos Poderosos Irmãos Gerald Koppe Junior, Grão-Mestre Adjunto e José Edson Haesbaert, Secretário Chefe de Gabinete.

Durante a Sessão o Ilustre Irmão Anísio dos Santos apresentou um histórico da Oficina, desde a sua fundação, ocorrida em 31 de maio de 2007, no Oriente de Campo Largo.

No uso da palavra o Eminente Grão-Mestre destacou ser a sua primeira visita oficial à Loja, manifestou a sua felicidade de estar presente e poder homenagear a Oficina, seus fundadores e todos os integrantes de seu Quadro de Obreiros e para materializar o momento entregou uma placa do GOB-PR comemorativa à data.

Leia mais...
 
LUTO - Valdomiro Leopoldo da Luz

O Grande Oriente do Brasil – Paraná lamenta a morte do Irmão Valdomiro Leopoldo da Luz, 72 anos.

Era maçom regular pela A.'.R.'.L.'.S.'. Acácia do Ivaí n° 1923 Oriente de São João do Ivaí.

Iniciado em: 15/06/1986 - Oriente Eterno: 23/08/2017

Meus Veneráveis Irmãos!
Informamos com imenso pesar o falecimento do nosso Irmão Valdomiro Leopoldo da Luz.

Membro Regular e Ativo da A.'.R.'.L.'.S.'. Acácia do Ivaí n° 1923, Oriente de São João do Ivaí.

Ele era um Maçom que tinha muito apreço pela causa maçônica e a sua ausência deixará uma profunda tristeza para todos nós.

 

Fraternalmente,

Luiz Rodrigo L Carstens, Grão-Mestre.

 
DISCURSO DO GRÃO-MESTRE ALUSIVO AO DIA DO MAÇOM - REALIZADO NO DIA 19 DE AGOSTO DE 2017

Nos reencontrarmos nesta noite é um grande privilégio que enaltece essa importante e fraterna reunião para comemorarmos o Dia do Maçom e realizarmos a entrega dos Graus da Ordem do Mérito do Pelicano.

Ao Dia do Maçom, institucionalizado no Brasil pelo nosso Grande Oriente do Brasil, o 20 de Agosto, que nos remete aos fatos que precederam a Independência do Brasil, onde as nossas Lojas Primazes Commercio e Artes e União e Tranqüilidade do Rio de Janeiro, que contavam em seus quadros maçons importantes e influentes, aprovaram uma fundamental proposição pela necessidade de se proclamar e fazer reconhecer a Independência, cujos desdobramentos efetivamente transcorreram, com a separação do Brasil de Portugal.

Sem nos distanciarmos dos fatos históricos e pretender buscar comparações com os nossos Irmãos daquele momento histórico, que lutaram e defenderam um ideal, o legado que ficou e continua a nos inspirar é o de defender as causas justas e voltadas ao bem-comum no contexto que vivemos.

Os tempos são outros. A dinâmica da vida e a velocidade dos acontecimentos são tão intensos que às vezes perdemos a dimensão e o foco nas lutas que devemos priorizar em nosso dia-a-dia.

Se no passado haviam fatos identificados para serem enfrentados a exemplo do sentimento nacional pela Independência, hoje os obstáculos que se opõe à Pátria Livre, são difusos e difíceis de serem superados.

O enfrentamento envolve os múltiplos fatores da personalidade humana, diante de um mundo que trilha para o individualismo. Nesse sentido, é a autoanálise do papel de cada um de nós nessa ligeira passagem por essa dimensão. A indiferença, cada vez maior, diante de uma infinitude de situações trágicas a exemplo da fome, da miséria social, onde impera a insensibilidade e a cegueira de todos. Vencer esses comportamentos que vem pedreficando o homem, abstraindo do senso de responsabilidade coletivo, é o desafio que temos à frente para religar nossa conexão com o Criador, por meio da prática das lições do bem que engrandecem a alma.

Como instrumento de mudança de todas essas imperfeições que carregamos encontramos na maçonaria uma escola de sabedoria e de fé, que nos ensina que o ideal está acima do homem e a humanidade acima do indivíduo e a sua filosofia, fundamentos símbolos e práticas, nos dá o suporte para a nossa contínua correção a fim de promover, a grande história do presente e do futuro, que é a autoedificação de uma obra que precisa ser concluída: o Homem.

Portanto, façamos de cada dia uma prece de agradecimento pela Dádiva da vida presenteado pelo nosso Criador, o Grande Arquiteto do Universo, e que possamos festejá-la a vida seguindo os seus ensinamentos de amor, de justiça, de atitudes de fazer o bem ao próximo, tudo alavancado por esse grande edifício social que é você meu Irmão.

Ontem, hoje e amanhã, e em todos os dias que contemplamos a natureza e percebemos a face de Deus, será o Dia do Maçom e das causas que nos inquietam e precisam da nossa atitude como instrumento de transformação.

Façamos todos os dias a nossa parte.

Muito obrigado.    

 

Luiz Rodrigo Larson Carstens
Grão-Mestre do GOB-PR

 
VIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO CAPÍTULO UNIÃO PARANAENSE Nº 313

No dia 24 de junho de 2017 o Capítulo União Paranaense nº 313  da Ordem DeMolay, jurisdicionado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, comemorou o seu vigésimo aniversário de fundação com uma intensa programação.

No período da manhã reuniu-se com o Convento Luz da Juventude n° 28 dos Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay. Na período da tarde, aconteceu a última reunião da gestão 2017.1 da Távola União Paranaense n° 18 da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda. As 20hs no Restaurante Dona Helena foi servido um jantar alusivo a data para celebrar e enaltecer as duas décadas de trabalhos significativos e ininterruptos em prol da Ordem DeMolay que contou com a presença de duzentas pessoas.

Leia mais...